Grupo Force, associado ao Think Plastic Brazil, transforma resíduos de Havaianas em pneus sustentáveis, com sucesso aplicado pela Tramontina

30/09/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Think Plastic Brazil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Grupo Force, associado ao Think Plastic Brazil, transforma resíduos de Havaianas em pneus sustentáveis, com sucesso aplicado pela Tramontina

Descrição da imagem: A foto mostra um carrinho de mão azul, equipado com o pneu sustentável desenvolvido pelo Grupo Force.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O Grupo Force, associado ao Think Plastic Brazil portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico) desenvolveu um produto inovador que une reciclagem, sustentabilidade e tecnologia: pneus para carrinhos de mão produzidos a partir de resíduos industriais, incluindo sobras da fabricação das sandálias Havaianas.

Cada pneu incorpora mais de 3,5 quilos de matéria-prima reciclada, reforçando o compromisso da companhia com a economia circular. O modelo é maciço (portanto, não fura), apresenta resistência ao fogo e oferece conforto e absorção de impacto semelhantes aos de pneus com câmara de ar. De acordo com a fabricante, o produto dura até três vezes mais que as versões convencionais, suportando cargas de até 200 quilos.

A inovação conquistou a confiança da Tramontina, que acreditou e comprou a ideia do produto, aplicando-o em seus carrinhos de mão, o que resultou em grande sucesso para a empresa. Além disso, o Grupo Force também desenvolve produtos exclusivos para a marca.

Reconhecida por suas seis patentes em tecnologias de reciclagem, a empresa paraibana ressalta que a parceria com a Tramontina amplia a visibilidade de suas soluções e abre caminho para novos avanços sustentáveis em escala global.

“O Grupo Force aplica tudo aquilo que sempre falamos para o setor: o futuro é composto por três pilares — inovação, design e sustentabilidade”, afirma Carlos Moreira, diretor-executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil.

“Somos uma desenvolvedora de tecnologias, de produtos inovadores e sustentáveis. O pneu é apenas um exemplo do potencial que temos para oferecer soluções de impacto”, complementa Rafael Porto, CEO da companhia.

Inovação em destaque internacional

Em setembro, a empresa participou da Missão Comercial na Colômbia, promovida pelo Think Plastic Brazil com apoio da ApexBrasil. Na ocasião, apresentou suas tecnologias a potenciais compradores da América Latina, reforçando sua estratégia de expansão internacional.

Associar-se ao Think Plastic Brazil reforça o compromisso da organização em consolidar sua presença como referência em inovação sustentável no mercado global.

Sobre o Think Plastic Brazil

Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 250 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.

Para os interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.

Sobre o INP

Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).

O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: