A agricultura familiar do Nordeste alcança um marco histórico com sua participação inédita na Anuga 2025, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, realizada em Colônia, Alemanha, de 4 a 7 de outubro. A ação é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Consórcio Nordeste, o Sebrae Nacional e a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).
A iniciativa integra a Missão Internacional da Agricultura Familiar do Nordeste, que busca posicionar o setor no mercado global e consolidar a região como um celeiro de produção sustentável e de alta qualidade. No pavilhão brasileiro, no setor Family Farming Brasil, 27 cooperativas de todos os nove estados nordestinos apresentam uma ampla gama de produtos, cafés, chocolates, cajuína, mel, castanhas, farinhas especiais, flores, goma fresca de tapioca, entre outros derivados, ao público europeu.
Segundo Laudemir Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil, a presença das cooperativas da agricultura familiar na Anuga representa mais um avanço na internacionalização do setor. “Essa participação na Anuga é inédita. A parceria entre ApexBrasil, Unicafes visa qualificar as cooperativas justamente para isso, levá-las ao mundo”, afirmou.
Durante a abertura do Pavilhão Brasil, o coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste e secretário da pasta no Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, ressaltou a qualidade e o potencial das cooperativas nordestinas e elogiou o trabalho da ApexBrasil.
“Temos aqui produtos de excelência, preparados para qualquer mercado do mundo. Essa nova fase da agricultura familiar é fruto dos investimentos em agroindustrialização e do trabalho conjunto dos governos. A iniciativa também significa o reconhecimento e o fortalecimento da agricultura familiar do Nordeste. O presidente Jorge Viana recebeu a ideia e a ApexBrasil deu um apoio fundamental para que se tornasse realidade”, afirmou.
A programação da missão inclui ainda visitas técnicas a redes varejistas e empresas na Alemanha, como Edeka Zurheide, Rewe, Lidl e Rossmann, com o objetivo de compreender o funcionamento do mercado europeu e identificar oportunidades para os produtos brasileiros. A Alemanha, maior mercado consumidor de alimentos da Europa, tem alta demanda por produtos naturais, orgânicos, veganos e sustentáveis — segmentos em que a agricultura familiar nordestina tem forte potencial competitivo.
Após a Anuga, a comitiva segue para Lisboa, Portugal (7 a 10 de outubro), onde participará de um workshop sobre exportação, encontros com potenciais importadores e debates sobre modelos de organização e comercialização de cooperativas no mercado europeu.
A etapa em Portugal também incluirá a apresentação da experiência da Unicafes-BA, em parceria com a ApexBrasil, no desenvolvimento de um projeto bem-sucedido de exportação de produtos da agricultura familiar.
Com o apoio da ApexBrasil, Sebrae e Unicafes, a Missão Internacional da Agricultura Familiar reforça o compromisso de transformar o Nordeste em uma potência produtiva, sustentável e reconhecida no cenário global de alimentos e bebidas.