Projeto Comprador do Wines of Brazil promove negócios e amplia visibilidade internacional dos vinhos brasileiros na ProWine São Paulo 2025

16/10/2025
Institucional

Por: Wines of Brazil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Projeto Comprador do Wines of Brazil promove negócios e amplia visibilidade internacional dos vinhos brasileiros na ProWine São Paulo 2025

Descrição da imagem: Equipe Wines of Brazil e compradores internacionais no espaço exclusivo para rodadas de negócios Wines of Brazil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O Wines of Brazil, projeto setorial desenvolvido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), encerrou mais uma edição bem-sucedida do Projeto Comprador, realizado durante a ProWine São Paulo 2025, de 30 de setembro a 2 de outubro. A ação teve como foco fortalecer a presença internacional dos vinhos brasileiros, promovendo rodadas de negócios entre 21 vinícolas e cinco compradores convidados da China, Rússia, França, Angola e Eslováquia. Além dos encontros comerciais, a programação contou com uma masterclass sobre vinhos brasileiros e uma visita técnica a uma vinícola em São Roque (SP), proporcionando aos importadores uma imersão na diversidade, qualidade e potencial do setor vitivinícola nacional.


Segundo o gerente do Wines of Brazil, Rafael Romagna, a realização do Projeto Comprador em São Paulo é estratégica para o fortalecimento do setor em todo o país. “Por estar localizada em São Paulo, a ação contribui diretamente para a capilaridade setorial, facilitando e estimulando a participação de vinícolas das regiões Sudeste e Nordeste, além das tradicionais vinícolas da região Sul, que também marcaram presença”, destaca Romagna.


O evento também registrou crescimento de 37% na adesão das vinícolas em relação à edição anterior, refletindo o interesse crescente do setor nas oportunidades de internacionalização. Com base nas informações coletadas nas fichas de avaliação e nos relatos das empresas participantes, estima-se que a ação tenha gerado negócios internacionais diretos no valor de USD 201 mil, além de uma projeção de USD 1,172 milhão para os 12 meses subsequentes, decorrentes dos contatos realizados durante a feira.


Na edição de 2024, a perspectiva de negócios durante a ação havia sido de USD 727 mil, com projeção de USD 1,5 milhão para o ano seguinte, o que evidencia a consistência e o potencial de evolução das iniciativas de promoção comercial conduzidas pelo Wines of Brazil.


O impacto do Projeto Comprador também foi percebido pelos importadores convidados. O francês David Clément, representante do grupo Cavavin, que reúne cerca de 200 lojas especializadas em vinhos, principalmente na França, mas também em outros países da Europa e da África, participou pela primeira vez da ação e destacou a descoberta do potencial brasileiro.


“Não temos vinhos brasileiros. O objetivo principal da vinda ao Brasil para o Projeto Comprador foi descobrir o mercado e os vinhos do Brasil e ver se há oportunidades para importar vinhos brasileiros para a França e o mercado europeu. Para ser honesto, antes de vir ao Brasil eu não conhecia nada sobre os vinhos brasileiros. Minha primeira impressão ao chegar foi de grande surpresa com a qualidade e a diversidade — não somente vinhos tranquilos, mas também espumantes, que são muito interessantes. Fiquei muito impressionado com a qualidade. Os produtores brasileiros sabem fazer vinho!”, afirma.


Clément também destacou a importância de quebrar paradigmas sobre a imagem do país no exterior. “Quando pensamos em Brasil, pensamos em cachaça. Mas quando viemos ao país, vemos toda a diversidade de vinhos e sua qualidade. Por isso é importante mostrar que o Brasil sabe fazer vinho. Sem o Projeto Comprador, não tenho certeza se teria acesso a todas essas informações”, completa.


Entre as vinícolas participantes, a Casa Lenger, uma jovem vinícola urbana localizada em Farroupilha (RS), participou pela primeira vez da ProWine São Paulo. Com foco em produtos premium, a empresa passou a integrar recentemente o Wines of Brazil e vem ampliando sua atuação em mercados nacionais e internacionais. “O Projeto Comprador auxilia muito, principalmente as pequenas vinícolas, no caminho para a exportação”, afirma Mayquel Rohde, da Casa Lenger. “Também participamos do projeto Minha Primeira Exportação, do Consevitis-RS, em parceria com a ApexBrasil, que oferece consultorias sobre conhecimento, documentação e o que precisamos apresentar aos compradores internacionais. Esse processo é de grande valia, essa troca de informações entre os potenciais compradores”, acrescenta.


Com o encerramento das ações da ProWine São Paulo 2025, o Wines of Brazil reafirma seu compromisso em ampliar o reconhecimento e a competitividade internacional dos vinhos brasileiros, abrindo portas para novos negócios e consolidando o país no mapa global do vinho.


Sobre o Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.


Sobre o Wines of Brazil

O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.


Sobre a ApexBrasil 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Brasil
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: