Agenda fortalece diversificação de mercados, apoiando empresas brasileiras na conquista de novas oportunidades no cenário internacional
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) anunciam o novo calendário de ações do convênio entre as instituições para o segundo semestre de 2025. A programação tem como foco principal a diversificação de mercados, apoiando empresas brasileiras na conquista de novas oportunidades no cenário internacional. O esforço ganha ainda mais relevância diante das recentes mudanças no cenário global de comércio, que reforçam a necessidade de as empresas brasileiras ampliarem destinos e reduzirem a dependência de mercados tradicionais.
Entre rodadas de negócios e missões internacionais, o calendário contempla diferentes setores e perfis de empresas para diferentes países:
· Rodada de Negócios Virtual - Metalmecânico 2025
· Rodadada de Negócios Virtual - Mulheres na Exportação 2025
· Missão Empresarial à Feira Anuga 2025
· Missão Empresarial à Feira CIIE – China International Import Expo
· Missão Comercial à Expo Agroalimentária 2025
· Missão Empresarial à Feira K 2025
· Missão Empresarial à Feira Smart City Expo - Barcelona 2025
· Mulheres Globais 2025 – 2ª Edição
As iniciativas têm como objetivo conectar empresários brasileiros a compradores internacionais, fortalecer a presença do Brasil em feiras estratégicas e abrir portas para setores inovadores e de alto valor agregado.
Diversificação como prioridade
Para a CNI e a ApexBrasil, a estratégia de diversificação é essencial para mitigar riscos e garantir maior resiliência das exportações brasileiras. “Esse calendário mostra o compromisso do Brasil em expandir sua presença global e em apoiar empresas de todos os portes na busca por novos mercados”, destaca o presidente da CNI, Ricardo Alban. Segundo Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, “fortalecer a presença internacional da indústria brasileira é fundamental para enfrentar os novos desafios do comércio global. As ações realizadas em parceria com a CNI estão alinhadas à política de fomento da Nova Indústria Brasil, que busca construir uma indústria mais inovadora, sustentável e competitiva. Nesse contexto, a diversificação de mercados é uma das estratégias que temos adotado para ampliar a presença da indústria nacional no mundo e garantir o crescimento sustentável das nossas exportações.”
Saiba mais
Rodada de Negócios Virtual - Metalmecânico 2025
Voltado para a indústria de máquinas e equipamentos, este encontro digital conectará empresas brasileiras a compradores internacionais da América Latina, destacando a capacidade tecnológica e a competitividade do setor metalmecânico.
Data do evento: 24 e 25 de setembro de 2025 — formato 100% virtual. Inscrições encerradas.
Rodada de Negócios Virtual - Mulheres na Exportação 2025
A ação tem como objetivo incentivar e apoiar a internacionalização de negócios liderados por mulheres, dos setores de alimentos e bebidas, moda e cosméticos, criando redes de relacionamento. A ação conta com capacitações individuais com o objetivo de preparar as empresas para as agendas de negócios. O foco desta ação será em mercados da América Latina e na busca de ampliação da representatividade feminina no comércio exterior.
Data do evento: 23 e 24 de setembro de 2025 — formato 100% virtual. Inscrições encerradas
Missão Empresarial à Feira Anuga 2025
Considerada a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, a Anuga será palco para empresas brasileiras apresentarem a diversidade e qualidade dos produtos nacionais, reforçando a imagem do Brasil como fornecedor global.
Data da missão: 4 a 8 de outubro de 2025 – Colônia, Alemanha. Inscrições encerradas
Missão Empresarial à Feira CIIE – China International Import Expo
A CIIE é uma das maiores vitrines para importadores da China, e a presença brasileira busca consolidar o país como parceiro confiável em setores estratégicos, especialmente alimentos, bebidas e agronegócio.
Data da missão: 3 a 7 de novembro de 2025 – Xangai, China. Inscrições até: 30 de setembro de 2025
Missão Comercial à Expo Agroalimentária 2025
Com foco na América Latina, a participação brasileira na Expo Agroalimentária abre portas para novos mercados regionais, favorecendo a inserção de pequenos e médios produtores no comércio internacional.
Data da missão: 10 a 14 de novembro de 2025 — Irapuato, México. Inscrições até: 19 de setembro de 2025
Missão Empresarial Feira K 2025
Reconhecida como a principal feira mundial de plásticos e borracha, a Feira K é uma oportunidade para o Brasil mostrar inovação e sustentabilidade em um setor altamente tecnológico e competitivo.
Data da missão: 8 a 12 de outubro de 2025 — Düsseldorf, Alemanha Inscrições encerradas.
Missão Empresarial à Feira Smart City Expo - Barcelona 2025
O evento conecta soluções brasileiras de mobilidade, energia e tecnologia urbana a investidores e governos estrangeiros, promovendo a imagem do país como um hub de inovação em cidades inteligentes.
Data da missão: 3 a 7 de novembro de 2025 — Barcelona, Espanha Inscrições até: 30 de setembro de 2025
Mulheres Globais 2025 – 2ª Edição
O programa Mulheres Globais fortalece o papel das líderes empresariais brasileiras no cenário internacional do e-commerce, incentivando o planejamento e a criação de novos negócios com foco na diversidade e na inclusão. O projeto integra o Programa Mulheres e Negócios Internacionais – MNI.
Inscrições até: 5 de setembro de 2025 — 30 vagas disponíveis para turmas de 2025/2026
Serviço
Mais informações sobre cada ação estão disponíveis no site do Portal da Indústria
Sobre a Rede CIN
Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades.
Presente nas 26 federações de indústria dos estados e no Distrito Federal, ela conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.