ApexBrasil promove Jornada Agritech no Uruguai e na Argentina com 16 empresas brasileiras

Notícias do Agro

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil promove Jornada Agritech no Uruguai e na Argentina com 16 empresas brasileiras
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza a Jornada Agritech no Uruguai e na Argentina, entre os dias 6 e 10 de outubro, reunindo 16 empresas brasileiras do setor de tecnologia para o agronegócio em uma série de atividades voltadas à promoção comercial, inovação e integração com os ecossistemas locais.

A iniciativa inclui visitas técnicas, seminários e rodadas de negócios, com o objetivo de ampliar a presença de soluções brasileiras no mercado internacional, além de estimular parcerias estratégicas e difundir boas práticas em sustentabilidade, inovação e tecnologia aplicadas ao agronegócio.

No Uruguai, a programação contempla encontros com representantes de órgãos de fomento e pesquisa, além de instituições de referência, como o Uruguay XXI, o Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA), a Asociación Rural del Uruguay (ARU) e a Cámara Nacional de Comercio y Servicios del Uruguay (CNCS). Os participantes também conhecerão casos de sucesso locais em tecnologia agrícola, com foco em rastreabilidade, sustentabilidade e inserção de produtos e serviços brasileiros no mercado uruguaio. Entre as visitas técnicas estão o Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU) e a sede do próprio INIA, importantes centros de pesquisa e inovação agropecuária do país.

Na etapa da Argentina, a jornada contará com encontros estratégicos promovidos pelo Escritório da ApexBrasil para América do Sul, Cuba e Panamá, com o apoio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, além de apresentações sobre o panorama e as perspectivas do agronegócio argentino. Estão previstas discussões sobre incorporação tecnológica, sustentabilidade e transformação digital, com a participação de entidades como Agrale, CREA Buenos Aires e empresas como TOTVS. Também haverá debates sobre aspectos tributários e regulatórios para empresas brasileiras que desejam ampliar sua presença no mercado argentino. A programação será complementada por uma visita técnica ao Parque de Inovação da Cidade de Buenos Aires, um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico e científico do país.

A Jornada Agritech reafirma o compromisso da ApexBrasil em apoiar empresas brasileiras na abertura de novos mercados, fortalecer a imagem do Brasil como fornecedor de soluções inovadoras e sustentáveis e aproximar o setor privado nacional dos principais hubs de tecnologia agropecuária na América do Sul.

 

Sobre a Jornada Exportadora 

Criado pela ApexBrasil, o programa Jornada Exportadora é uma missão internacional que leva empresários brasileiros para conhecer e realizar negócios em mercados internacionais. Cada edição do Programa Jornada Exportadora inclui visitas técnicas, imersão nos mercados selecionados e rodadas de negócios com compradores locais. As Jornadas são definidas de acordo com mercados potenciais e setores produtivos específicos definidos previamente. Para a escolha, são levados em conta critérios como facilidade de acesso ao mercado, aceitabilidade de produtos brasileiros, facilidades de logística para a exportação, barreiras tarifárias e não tarifárias do mercado alvo, entre outros. O Programa tem como objetivo atender à demanda por ações de promoção de exportações de empresas exportadoras iniciantes ou não exportadoras, em especial de pequenos negócios.

A iniciativa surgiu como uma forma de oferecer uma primeira oportunidade de imersão em um mercado internacional para empresas que estivessem começando sua jornada de exportação. A ideia é que empresas qualificadas por meio de iniciativas da Agência tenham uma oportunidade real de negociação com compradores e de conhecimento de mercado. A partir dessa experiência a empresa consegue compreender como produtos semelhantes aos seus estão posicionados no mercado, qual a forma de consumo dos produtos e o que os compradores daquele mercado estão buscando em termos de diferencial competitivo. 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: