Mulheres na tecnologia: ApexBrasil participa de debate sobre inclusão e internacionalização

14/10/2025
Mulheres e Negócios Internacionais

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Mulheres na tecnologia: ApexBrasil participa de debate sobre inclusão e internacionalização
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Durante o Festival Curicaca, Agência apresentou as ações do Programa Mulheres e Negócios Internacionais voltadas ao fortalecimento da participação feminina no setor de inovação

Na última sexta-feira (10), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), participou do Painel Nova Indústria Brasil: A força tech que vem delas, evento voltado para empreendedoras do meio da tecnologia e inovação que aconteceu no âmbito do Festival Curicaca, em Brasília.

A roda de conversa aconteceu no palco Sebrae e contou com a participação da Especialista em Promoção de Exportações e Atração de Investimentos da ApexBrasil, Debora Hanna; a Coordenadora-Geral de Políticas para Comércio e Serviços Digitais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Fabiany Vellasco; a representante do Sebrae, Maria de Fátima; a assessora da Diretoria de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Sheila Pires; e com moderação da gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

Cada instituição apresentou projetos e planos estratégicos para aumentar a inserção das mulheres no mercado tecnológico. No centro do debate estavam ideias para superar desafios e combater desigualdades estruturais ainda presentes no setor.  As palestrantes debateram ainda questões como as disparidades regionais no mercado de inovação brasileiro, com uma concentração de oportunidades centrada no sul e sudeste, além da sub-representação feminina na área.

Debora Hanna, da ApexBrasil, apresentou as iniciativas do MNI para apoiar mulheres que empreendem a exportar. A ApexBrasil possui ainda cursos, mentorias e qualificações voltadas para a internacionalização, com a missão de diversificar e democratizar o comércio exterior.

“A Apex teve o prazer de participar de um painel representando o Programa Mulheres e Negócios Internacionais, dedicado a empreendedoras femininas no ramo de tecnologia. Esse painel foi um convite da ABDI, MDIC e Sebrae que participaram com a gente para falar um pouco sobre as iniciativas dedicadas a fomentar o empreendedorismo feminino nesse setor”, diz Debora Hanna, ao reforçar que aumentar a presença de mulheres que empreendem aumenta a visibilidade para novas demandas, contribuindo para uma política industrial mais inclusiva e diversa.

Empreendedoras Tech

Durante o painel, Fabiany Vellasco, do MDIC, apresentou o lançamento da terceira edição do Programa Empreendedoras Tech, uma iniciativa do MDIC, Sebrae e ABDI, com o objetivo de impulsionar negócios liderados por mulheres na área de tecnologia. O programa oferecerá três meses de aceleração gratuita com capacitação, mentoria e acesso ao mercado para até 100 empreendedoras, que também receberão apoio financeiro de R$ 6,5 mil por mês para ajuda de custos. As inscrições no programa vão até 2 de novembro e podem ser feitas através do link abaixo.

Acesse AQUI o edital e faça a sua inscrição. 

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: América do Sul — Brasil
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Serviços de Tecnologia
Setor de serviços: Software e Serviços de TIC
Erro: