Brasil encerra participação na Expo Osaka 2025 com mais de 1,5 milhão de visitantes

10/10/2025
Expo Osaka 2025
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil encerra participação na Expo Osaka 2025 com mais de 1,5 milhão de visitantes
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

ApexBrasil realizou cerimônia nesta sexta-feira (10), no Pavilhão Brasil, que celebrou seis meses de atividades e reforçou a imagem do país em cultura, sustentabilidade e negócios  

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou nesta sexta-feira (10/10) a cerimônia de encerramento da participação do Brasil na Expo Osaka 2025. O Pavilhão Brasil recebeu autoridades, parceiros e convidados em um momento de celebração e balanço positivo da presença brasileira na exposição mundial. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, recebeu os participantes ao lado da artista e cenógrafa Bia Lessa, curadora do espaço brasileiro. 

Com o tema “Designing Future Society for Our Lives” (“Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas”), a Expo Osaka, que reuniu mais de 30 milhões de visitantes e contou com a presença de 180 países, termina oficialmente em 13 de outubro, após seis meses de atividades. O Pavilhão Brasil, coordenado pela ApexBrasil, destacou a cultura, a sustentabilidade e o potencial econômico do país, com uma intensa programação de debates, reuniões de negócios, apresentações culturais e visitas institucionais. Ao longo do evento, recebeu mais de 700 autoridades e ultrapassou a marca de 1,5 milhão de visitantes. 

Durante o evento, o presidente da ApexBrasil destacou a relevância da participação brasileira e agradeceu o engajamento das equipes e parceiros. “A Apex foi a responsável pelo Pavilhão do Brasil. Fizemos todo o trabalho do conceito, com a ajuda da Bia Lessa, apresentando a sustentabilidade, a cultura e a história do povo brasileiro. Tivemos dezenas de eventos, com representantes da indústria, do comércio, da inovação, além de autoridades do Legislativo e do Judiciário. Mostramos a alma brasileira para o mundo. Estou muito agradecido a todos que trabalharam nesse projeto. É a sensação de dever cumprido, o Brasil fez sucesso e isso nos enche de esperança de dias melhores para o nosso povo”, afirmou.  

Viana reforçou ainda a posição do país no cenário internacional. “Neste momento, o Brasil é parte da solução para as crises globais e será o endereço do debate sobre a sustentabilidade da vida no planeta. Internamente, vivemos um período positivo, com crescimento robusto da economia, pleno emprego e um programa social capaz de retirar milhões de pessoas da pobreza. Sob a liderança do presidente Lula, o país voltou a assumir protagonismo mundial”, destacou.  

A curadora do Pavilhão Brasil, Bia Lessa, também ressaltou o simbolismo do projeto. “É muito emocionante encerrar esse trabalho, tão desafiador e ao mesmo tempo vitorioso. Então é aquela sensação de que não foi à toa, valeu a pena. Chegar hoje aqui na Expo lotada, ver a quantidade de gente e a forma como as pessoas falavam conosco dentro do próprio pavilhão foi algo muito emocionante. Sinto o dever cumprido, que alegria e que honra ter participado. O grande desafio foi de fato construir esse pavilhão. Acho que 90% dos pavilhões aqui são voltados para si mesmos. O Pavilhão do Brasil foi diferente, um manifesto, convocando o mundo a ter uma atitude mais colaborativa. Foi feito a partir do que não vale, do lixo, do plástico, e mostrou que até o que é mais vulgar pode se transformar em algo extraordinário. Conseguimos realizar o projeto exatamente como desejávamos, com o apoio da ApexBrasil e de uma equipe gigantesca, a quem agradeço imensamente”, disse a artista e cenógrafa.  

Já o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, destacou o impacto da presença brasileira na exposição. Chegamos ao fim dessa longa jornada de seis meses em Osaka com um sucesso absoluto. Mais de um milhão e meio de visitantes puderam ver o que o Brasil tem de melhor. O Pavilhão foi um marco e consolidou a imagem positiva do país aqui no Japão e no mundo”, disse. 

A cerimônia contou ainda com a presença do gerente-geral do Banco do Brasil em Tóquio, Alisson Aguiar; do diretor da Vale, Renato Ferraro; da cantora Lisa Ono; e de outros parceiros e autoridades. 

130 anos de relações diplomáticas 

A participação brasileira na Expo Osaka tem ainda um valor simbólico especial: em 2025 celebram-se 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Atualmente, o Japão é o 9º destino das exportações brasileiras e o 12º maior investidor no Brasil, em um vínculo apoiado também pelos fortes laços humanos e culturais que unem os dois países. 

Além da coordenação geral da ApexBrasil, a participação brasileira na Expo foi organizada com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com parceria institucional da Vale. Entre os patrocinadores estão a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil, Bradesco e Toyota.   

Tema: Expansão Internacional
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: