A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) recebeu, em seu escritório em Lisboa, a Missão Internacional da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, que dá continuidade à agenda de internacionalização da produção nordestina, com foco na inserção competitiva de cooperativas da agricultura familiar no mercado europeu.
A visita a Portugal ocorre após uma participação bem-sucedida da delegação na Anuga 2025, na Alemanha, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, onde diversas cooperativas do Nordeste realizaram negócios com compradores internacionais, destacando produtos como mel, castanhas, cafés especiais e flocão de milho.
Com apoio da ApexBrasil, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), a missão reúne representantes de mais de 25 cooperativas dos nove estados nordestinos. Em Lisboa, a agenda incluiu reuniões estratégicas com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e especialistas europeus em logística e distribuição, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre os requisitos técnicos, regulatórios e comerciais para acessar o mercado europeu.
"Temos certeza de que essa missão será exitosa. O escritório da ApexBrasil em Lisboa está à disposição para apoiar o Consórcio Nordeste e a Unicafes na construção de caminhos sustentáveis de inserção internacional para a agricultura familiar brasileira", afirmou Paulo Matheus, representante da ApexBrasil em Portugal.
Durante os encontros, foram discutidas oportunidades para o desenvolvimento de uma marca unificada da agricultura familiar nordestina, além da possível estruturação de uma cooperativa internacional voltada à organização da entrada desses produtos no continente europeu.
“Pudemos ter um panorama claro das possibilidades de inserção da produção da agricultura familiar do Nordeste no mercado europeu, o que inclui o fortalecimento da imagem do Brasil como fornecedor de alimentos sustentáveis e de qualidade", destacou Alexandre Lima, coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste.
Além das reuniões técnicas, a missão também promoveu rodadas de negócios com representantes do varejo português, ampliando a visibilidade de produtos com alto valor agregado e diferencial ambiental, com forte apelo junto ao consumidor europeu.