Com mais de US$ 3 milhões em negócios imediatos, Feira Internacional Envase mostra sucesso de produtos brasileiros

17/10/2025
Institucional

Por: INP (Instituto Nacional do Plástico)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Com mais de US$ 3 milhões em negócios imediatos, Feira Internacional Envase mostra sucesso de produtos brasileiros

Descrição da imagem: Grupo de oito pessoas em pé, lado a lado, posando em frente ao estande da feira com o letreiro "Brasil" no topo, trazendo também o logo da ApexBrasi e grafismos em amarelo e azul em fundo verde-escuro. Elas estão em um ambiente interno, vestidas de forma social, com crachás pendurados no pescoço. Ao fundo, há prateleiras exibindo produtos e materiais das empresas brasileiras.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico), participou junto de 38 empresas brasileiras na Feira Internacional Envase, em Buenos Aires, na Argentina. Foram US$ 3.715 milhões em negócios imediatos, há uma prospecção de US$ 16.255 milhões para os próximos 12 meses e teve mais de mil reuniões consolidadas durante os quatro dias de evento.

 

Com foco na cadeia de embalagens e insumos industriais, a Envase é uma das mais importantes feiras do Cone Sul. Em 2023, contou com mais de 15 mil visitantes e 200 expositores de 11 países. Em 2025, o estande coletivo do Think Plastic Brazil contou com 38 empresas brasileiras fortalecendo a presença da indústria brasileira no mercado latino-americano, com oportunidades de negócios, networking qualificado e

a divulgação das soluções inovadoras das empresas participantes para os compradores visitantes.

 

“Os resultados obtidos na Envase 2025 demonstram a consistência da estratégia de internacionalização adotada pelo Think Plastic Brazil. Com retorno superior a 300 vezes o investimento realizado, confirmamos a efetividade da feira como plataforma de geração de negócios qualificados e fortalecimento da presença brasileira no Cone Sul. A Argentina continua sendo o principal destino das exportações do setor, o que reforça a importância de mantermos ações estruturadas e de longo prazo nesse mercado”, afirma Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil.

 

Participam do pavilhão:

AGM Embalagens, Antilhas, Caixaplast, Canguru Embalagens, Copobras, Cristal Embalagens, Cromex, Delgo Embalagens, Descartáveis Mello, Embaquim, Embrast, Fibrasa, GDM, Gerresheimer, Globoplast, Hiperpack, Injetus, Inplasul, Itplast, Jaguar, Parnaplast, Pisani, Plásticos Novel, Plaszom, Polionda, Polo Films, Polymex, Poly-Vac, Pulit, Pump America, Soroplast, Teixeira Têxtil, Tekni-Plex, Videplast Embalagens, Videplast Participações, Wyda e Zaraplast. Além disso, houve a participação da empresa Mega Goglio, que esteve com estande próprio.

 

 

MERCADO DE EXPORTAÇÕES PARA A ARGENTINA

 

A Argentina segue como o principal destino das exportações brasileiras de embalagens plásticas. De acordo com dados do Comex Stat-MDIC, apenas em 2024 o Brasil movimentou US$ FOB 51,05 milhões em exportações e US$ FOB 16,23 milhões em importações com o país vizinho.

 

Entre janeiro e agosto de 2025, as empresas do portfólio Think Plastic Brazil exportaram US$ 86,8 milhões para a Argentina, o que representa 29,43% do total de US$ 295 milhões exportados no período. Mesmo com uma leve variação em relação aos US$ 88,4 milhões registrados em 2024, o resultado reforça a relevância do mercado argentino, especialmente diante das retrações acima de 14% observadas em outros destinos. A Argentina, portanto, não apenas manteve sua liderança, como aumentou sua representatividade de 27,5% para quase 30% das exportações totais.

 

A presença do Think Plastic Brazil na Feira Envase, que chega à sua sexta participação em 2025 (com edições anteriores em 2009, 2017, 2019, 2022 e 2023), reflete uma estratégia sólida de fortalecimento comercial no país. O histórico comprova a efetividade da iniciativa: nas últimas cinco edições, as empresas do portfólio realizaram mais de 3.331 reuniões de negócios, gerando US$ 93,6 milhões em vendas totais — sendo US$ 7,8 milhões imediatos e US$ 85,7 milhões projetados. Com um investimento de US$ 275 mil, o retorno alcançado foi 339 vezes superior ao valor aplicado, consolidando a feira como uma das mais importantes plataformas de negócios internacionais do setor.

Sobre o Think Plastic Brazil

O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 250 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.

Para os interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.

Sobre o INP

Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).

O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Argentina
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: