A participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na edição 2022 da Rio Oil & Gas inclui diversos tipos de eventos. No primeiro dia, além de marcar presença na abertura oficial, a Agência ainda recebeu delegações internacionais no Partnership Lounge, espaço reservado no Boulevard Olimpico do Rio de Janeiro para apresentações e reuniões.
Além disso, a ApexBrasil patrocinou uma sessão do painel Energy Talks com Alex Epstein, autor e comentarista americano que defende combustíveis fósseis. Ele é o fundador e presidente do Center for Industrial Progress, uma organização com fins lucrativos em San Diego, Califórnia, além de autor dos livros The Moral Case for Fossil Fuels (2014) e Fossil Future (2022).
Em sua fala, o especialista reforçou a importância dos combustíveis fósseis no abastecimento mundial, especialmente na agricultura. Com fornecimento ainda de quase 80%, ele disse que essa é uma das melhores forma de prover energia de baixo custo. Epstein ainda reforçou que as energias eólica e solar, por exemplo, serão uma adição ao modelo vigente e não uma substituição.
Oportunidades
Somando mais de 13 mil visitantes no primeiro dia da feira, recorde de todas as edições desde os anos 80, a Rio Oil & Gas é uma oportunidade única na América Latina para investidores, empresários, entre outros, debaterem temas como a transição e a segurança energética, os investimentos em tecnologias de descarbonização, as novas fronteiras exploratórias no Brasil e a expansão e consolidação das empresas de médio porte independentes no mercado nacional.
Atualmente, o Brasil está entre os dez principais produtores de petróleo do mundo, sendo o maior da América Latina, com 2,88 milhões de barris produzidos por dia em 2019. O setor é um dos mais importantes da economia brasileira, respondendo por aproximadamente 13% do PIB do país, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador do setor.