Exportações de livros brasileiros crescem 7% no primeiro semestre de 2025 e já superam todo o ano de 2024

05/08/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Câmara Brasileira do Livro (CBL)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Exportações de livros brasileiros crescem 7% no primeiro semestre de 2025 e já superam todo o ano de 2024

Descrição da imagem: A imagem mostra o estande do Brasil na Feira do Livro de Londres, com a palavra "Brasil" em destaque em letras verdes iluminadas. Há várias pessoas interagindo, em um ambiente profissional de networking. À direita, há uma faixa gráfica com formas geométricas em azul e laranja, dando um toque moderno e vibrante à composição. O ambiente é fechado, com iluminação artificial e teto industrial.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

 Editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers movimentam mais de USD 14 milhões em negócios internacionais em 6 meses

A internacionalização da produção editorial brasileira segue em ritmo de crescimento. No primeiro semestre de 2025, editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers — projeto da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) — movimentaram USD 14.367.900 em negócios nas principais feiras literárias do mundo. O valor representa um crescimento de 7% em relação ao ano todo de 2024, quando foram registrados cerca de USD 13 milhões.

Esse avanço foi impulsionado por resultados expressivos em eventos como a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que apresentou aumento consistente nas oportunidades de negócios para o setor. Ao longo do semestre, o programa também marcou presença na Feira do Livro de Londres, na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires e na Feira Internacional do Livro de Bogotá. Essas participações fortaleceram a presença global das editoras brasileiras e ampliaram sua visibilidade no mercado externo.

Para Sevani Matos, presidente da CBL, os números refletem a consolidação da atuação internacional do setor. “Estamos colhendo os frutos de uma política contínua de incentivo à internacionalização. A presença qualificada das editoras brasileiras nos principais eventos do mundo confirma o valor e a diversidade da nossa produção”, afirma.

Segundo Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, o semestre demonstra a força estratégica do programa. “As ações realizadas nas feiras têm impacto direto nas oportunidades comerciais e institucionais. O apoio do Brazilian Publishers tem sido fundamental para ampliar o alcance global dos nossos conteúdos”, destaca.

 

Próximas ações

No segundo semestre, o Brazilian Publishers dará continuidade à sua agenda internacional com presença confirmada na Feira do Livro de Frankfurt (15 a 19 de outubro), na Alemanha — considerada o maior evento global do setor editorial. A participação brasileira contará com estande próprio e uma programação voltada à promoção de direitos autorais, networking e fortalecimento de parcerias.

Outras ações confirmadas incluem a participação na 15ª Conferência de Editores de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, e na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, entre 29 de novembro e 7 de dezembro.

No Brasil, o programa promoverá uma Jornada Profissional com os editores internacionais finalistas da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior do 67º Prêmio Jabuti. A iniciativa contará com rodadas de negócios, visitas técnicas e participação na cerimônia de premiação, promovendo a troca entre o mercado nacional e seus parceiros internacionais.

 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro. A iniciativa é resultado da parceria entre a CBL e a ApexBrasil, com apoio do MRE, e visa promover o setor de forma coordenada e estratégica no mercado internacional.

Interessados em integrar o programa podem entrar em contato com Ana Claudia Paiva pelo e-mail anaclaudia@cbl.org.br.

 

Sobre a CBL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as ações da entidade são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Conheça: https://apexbrasil.com.br/ 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Editorial
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: