Participação brasileira na ADLM 2025 reforça laços com distribuidores internacionais

05/08/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO)

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Participação brasileira na ADLM 2025 reforça laços com distribuidores internacionais

Descrição da imagem: A imagem mostra estande da delegação brasileira na feira ADLM. No centro da imagem, seis pessoas estão lado a lado, posando para a foto e sorrindo. São executivos da ABIMO e do consulado geral do Brasil em Chicago (EUA). Eles estão em frente ao estande do Brasil, identificado por uma estrutura aérea em forma de cubo com a palavra "BRASIL" escrita em verde sobre fundo amarelo. Atrás do grupo, é possível ver o estande da empresa brasileira Bioclin e de outros expositores internacionais. O ambiente é amplo, com corredores acarpetados de vermelho e repleto de outros estandes, luzes e visitantes circulando. No teto, há diversas placas com os nomes e numerações dos expositores.

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Com apoio do Brazilian Health Devices, duas fabricantes nacionais fortaleceram conexões estratégicas projetando novos negócios após a feira em Chicago

Com apoio do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da ABIMO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), duas fabricantes brasileiras de dispositivos médicos voltados ao segmento de laboratório clínico marcaram presença na ADLM 2025, realizada entre 29 e 31 de julho em Chicago (EUA). Juntas, as empresas fecharam US$ 20 mil em negócios imediatos e projetam uma expectativa de novos contratos em torno de US$ 300 mil nos próximos 12 meses.

A participação consolidou a presença brasileira no principal ponto de encontro global para o setor de laboratório clínico e abriu espaço para importantes interações comerciais. Esta foi a sexta participação do BHD no evento. 

A ADLM, antigamente chamada de AACC, é o principal ponto de encontro internacional do setor. Além da geração de leads, nossas empresas utilizaram o ambiente da feira para fortalecer o relacionamento com os principais distribuidores da América Latina.
Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing da ABIMO 

Durante os três dias de feira, as empresas brasileiras realizaram 55 contatos qualificados com visitantes de países como Bolívia, China, Colômbia, Costa Rica, Guiana, México e Peru. A presença no evento ainda rendeu visitas institucionais de destaque ao pavilhão nacional, incluindo o cônsul-geral do Brasil em Chicago, Reinaldo Salgado; a cônsul-geral adjunta, Viviane Sabag; e os assistentes técnicos Tatiana Lyra e Lucas Pirolli, que conheceram de perto a qualidade e a inovação da #saudefeitanobrasil.

A ADLM reuniu mais de 850 expositores em 2025 e segue como uma vitrine estratégica para empresas que buscam ampliar sua visibilidade, presença internacional e rede de relacionamentos no mercado global de saúde.

 

Brazilian Health Devices

As 135 fabricantes integrantes do projeto BHD, encerraram o semestre com US$ 74,2 milhões em exportações, resultado levemente superior ao do mesmo período do ano anterior.

Dentro do BHD, os produtos odontológicos representaram 33,9% do total, seguidos pelos médico-hospitalares (32,7%), reabilitação (30,6%) e laboratório (2,59%). Essas empresas comercializaram 190 produtos em 125 países, com destaque para EUA, Argentina, Colômbia, Chile e Paraguai como principais destinos. Em 68 desses mercados, houve aumento no volume exportado, o que demonstra maior confiança e fortalecimento das parcerias internacionais.

Outro dado positivo é que mais da metade das empresas participantes do BHD abriram novos mercados neste primeiro semestre, enquanto 27,4% passaram a exportar produtos que antes eram vendidos apenas no mercado interno. Destaque para artigos e aparelhos ortopédicos e de prótese, instrumentos e aparelhos de odontologia e de medicina, além de cimentos para obturação dentária.

 

Sobre a ABIMO

A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.

Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.

 

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2024 o projeto atendeu 125 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$154,5 milhões em produtos para mais de 130 países.

O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.

 

Sobre a APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.                             

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Estados Unidos
Setor de Exportação: Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: