A Casa da Moeda do Brasil (CMB) expõe 27 moedas e medalhas comemorativas da Independência brasileira na Casa Brasil Bicentenário Lisboa, até 13 de novembro. Artigos bastante procurados, as moedas e as medalhas foram cedidas para a exposição e depois retornarão para o Brasil.
As peças dispostas no espaço nacional na Avenida da Liberdade, 12, em Lisboa, mostram personagens e momentos históricos da Independência brasileira. Entre elas, destaca-se o momento da Proclamação da Independência, extraída do quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo; os bustos de D. Pedro I, de D. Leopoldina, de José Bonifácio e de ministros, em sessão do Conselho de Estado que precede.
“É uma grande satisfação a Casa da Moeda do Brasil, empresa tricentenária, estar presente na Casa Brasil Lisboa 2022, expondo suas produtos e especificamente as moedas e medalhas comemorativas alusivas ao Bicentenário da Independência. Trata-se de uma independência cultural, social e histórica. É fundamental termos um espaço como esse que promove toda talento e capacidade do povo brasileiro”, disse o Gerente Comercial da Casa da Moeda Brasil, Bernardo Aieta.
Casa da Moeda Brasil
A Casa da Moeda do Brasil foi fundada em 8 de março de 1694, como solução para o problema da falta de instrumentos que auxiliassem a circulação das riquezas no Brasil Colonial. Naquela época, as poucas moedas existentes vinham de Portugal ou eram conseguidas do comércio com viajantes estrangeiros. Por isso, o rei de Portugal, D. Pedro II, autorizou a cunhagem de moedas provinciais, genuinamente brasileiras. Desde então, a Casa da Moeda do Brasil vem cumprindo sua função de dar segurança à sociedade brasileira, a qual lida no seu cotidiano com inúmeros produtos e serviços oferecidos pela Casa da Moeda.
Sobre a Casa Brasil
A Casa Brasil é um evento exclusivo e independente, de alto impacto, para a promoção da imagem dos setores produtivos do Brasil no exterior, em mercados escolhidos com base em dados de inteligência comercial. No caso de Portugal, o país foi escolhido pelos laços que o unem ao Brasil, não só em comemoração ao bicentenário da Independência brasileira, como também pelo interesse que desperta nas empresas, especialmente as micro e pequenas empresas, apoiadas pela ApexBrasil como mercado de entrada para a Europa. A iniciativa tem como foco a evolução produtiva e a construção da identidade brasileira ao longo dos últimos 200 anos.