Com presença consolidada, Wines of Brazil aposta em estratégia de imagem e negócios para ampliar exportações
O Wines of Brazil, projeto setorial do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), reforça sua estratégia de internacionalização ao marcar presença, mais uma vez, na ProWein Düsseldorf, maior feira mundial do setor vitivinícola. Desde 2004, o projeto vem consolidando a imagem e o posicionamento dos vinhos brasileiros no cenário global, demonstrando a qualidade e diversidade dos rótulos nacionais.
Na edição de 2025, o Wines of Brazil promoverá três ativações estratégicas ao longo do evento, visando ampliar a visibilidade dos vinhos e espumantes brasileiros e fomentar novos negócios:
:: Exposição das vinícolas no estande Wines of Brazil (Hall 12 / B130) – Oito vinícolas brasileiras estarão presentes com balcões próprios, permitindo interações diretas com compradores e distribuidores internacionais. As empresas confirmadas são Barbara Eliodora, Casa Pedrucci, Casa Valduga, Garibaldi, Miolo, Pizzato, Ponto Nero e Salton, representando a diversidade das regiões produtoras do Rio Grande do Sul,Minas Gerais e Pernambuco.
:: Discovery Table – Degustação orientada – Dentro do estande, um sommelier especializado conduzirá apresentações sensoriais dos vinhos brasileiros, educando o público sobre as características dos rótulos nacionais e reforçando sua identidade no mercado global.
:: Masterclass Wines of Brazil no ProWein Forum (Hall 12, Booth D02) – No dia 17 de março, das 12h às 13h, uma sessão exclusiva apresentará sete produtos selecionados, abordando conceitos como indicações geográficas, denominação de origem e a qualidade dos espumantes brasileiros, reconhecidos como carro-chefe da produção nacional.
A edição de 2024 da ProWein demonstrou a relevância estratégica do evento para os produtores brasileiros. As vinícolas participantes registraram US$ 681 mil em negócios fechados durante a feira e projetaram um faturamento de US$ 1,46 milhão nos 12 meses seguintes, representando um crescimento de 448% e 196%, respectivamente, em relação à edição de 2023. Além disso, 65% dos contatos realizados foram com novos compradores, ampliando as oportunidades de expansão para os rótulos nacionais.
A ProWein, que em 2024 reuniu 47 mil visitantes do trade de 135 países e 5.400 expositores de 65 nações, é uma plataforma fundamental para fortalecer a imagem do vinho brasileiro nos mercados-alvo do projeto Wines of Brazil, como EUA, China e Reino Unido. Com iniciativas inovadoras e estratégicas, o Wines of Brazil segue impulsionando a internacionalização do setor vitivinícola nacional, consolidando o Brasil como um importante player no cenário global do vinho.
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Sobre o Wines of Brazil
O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Consevitis-RS | Assessoria de Imprensa
Diego Adami | Sublinha! Comunicação
diegoadami@sublinha.com.br | (54) 98111-6007