A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) participou, entre os dias 18 e 21 de junho, do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo 2025, evento que se consolida como uma das principais plataformas globais de diálogo sobre economia, comércio e cooperação internacional. O ex-ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes e atual Chefe de Assuntos Estratégicos do Escritório da ApexBrasil em Bruxelas, esteve presente no evento e destacou a importância do relacionamento bilateral entre o Brasil e a Rússia.
Conhecido como o “Davos da Rússia”, o fórum reuniu centenas de painéis temáticos, autoridades governamentais e representantes do setor empresarial de diversos países. A delegação brasileira teve participação de destaque em dois painéis estratégicos.
O ex-chanceler Aloysio Nunes foi palestrante no painel “Diálogos Rússia-Brasil”, organizado pela Associação Russa dos Produtores de Fertilizantes, com a presença do vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e de entidades empresariais brasileiras.
Aloysio também compôs o painel “Perspectivas para o Fortalecimento da Parceria Empresarial dos BRICS em um Novo Formato”, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria da Rússia, com presença de representantes empresariais dos países membros do BRICS, incluindo os novos integrantes do grupo.
Durante sua participação, Nunes concedeu entrevistas às principais agências e redes internacionais da Rússia, contribuindo para ampliar a visibilidade do Brasil como parceiro estratégico. “Não se vive só de política. Brasil e Rússia querem um comércio complementar e construtivo”, destacou Aloysio Nunes em sua fala à imprensa.
O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo é uma oportunidade de fortalecer a inserção internacional das empresas brasileiras, identificar sinergias comerciais e fomentar o diálogo estratégico em foros multilaterais como os BRICS.