ApexBrasil leva empresas para participar da principal feira do maior mercado do mundo de produtos naturais e orgânicos: a Natural Products Expo West, nos Estados Unidos

15/03/2024
Notícias do Agro
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil leva empresas para participar da principal feira do maior mercado do mundo de produtos naturais e orgânicos: a Natural Products Expo West, nos Estados Unidos

Descrição da imagem: Foto. Mel, açaí e cacau.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Delegação brasileira será composta por 18 empresas de micro, pequeno e médio porte, além de cooperativas; sendo 10 arregimentadas pela ApexBrasil, 4 pela SP Negócios e 4 pelo MDA e MAPA. Evento ocorre de 14 a 16 de março, na Califórnia

O mercado orgânico mundial está em constante crescimento e empresas brasileiras desse setor terão uma ótima oportunidade para promover os seus produtos na principal feira do maior mercado do mundo de produtos naturais e orgânicos: a Natural Products Expo West, nos Estados Unidos. De 14 a 16 de março, na Califórnia, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e com a SP Negócios, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) estará com estande no evento para alavancar os negócios do setor e promover a imagem do Brasil como fornecedor de produtos de alto valor agregado e com apelo de sustentabilidade, além de promover a biodiversidade brasileira. Ao todo, serão 18 empresas nacionais que terão a oportunidade de expor a sua produção e fazer negócios durante a feira.

A Expo West é uma importante plataforma de negócios e divulgação dos produtos naturais e orgânicos tanto para os Estados Unidos quanto mundial. O estande brasileiro, que terá uma área total de 92,9 m2, ficará situado no pavilhão “natural & specialty foods”. Das 10 empresas arregimentadas pela Apex, 8 tem ingredientes nativos da Amazônia e 6 são lideradas por mulheres. Entre os segmentos das expositoras estão: chocolates naturais; chocolates com cacau da Amazônia; mel e derivados; chás; vitaminas; refeições prontas congeladas livres de glúten e veganas; compostos e suplementos a base de plantas e superfrutas brasileiras; alimentos e bebidas com bioingredientes florestais; açaí; condimentos, molhos, geleias de ingredientes tradicionais brasileiros; e outros.

O consumo de alimentos mais saudáveis cresce à medida que os consumidores se tornam mais conscientes do impacto negativo dos alimentos processados na saúde, buscando opções mais saudáveis em alimentos e bebidas, como natural, orgânico, fonte de minerais/vitaminas, sem açúcar/sem adição de açúcar, baixo teor de gordura e alto teor de proteína/fibra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Organis, entre 2021 e 2023 houve um crescimento de 16% no consumo de alimentos orgânicos. Estima-se que o mercado mundial deste tipo de alimentos deve ter chegado a US$ 150 bilhões no ano de 2023, com EUA, França e Alemanha sendo os principais países. O mercado brasileiro de orgânicos corresponde R$ 7 bilhões.

Histórico do Brasil na Expo West

Esta é a 43ª edição da feira, sendo a 3ª realizada diretamente pela ApexBrasil. No ano passado, 14 empresas brasileiras participaram do evento, que recebeu mais de 100 mil visitantes e 3200 expositores. O valor em negócios gerados durante a feira, somados às expectativas para os 12 meses seguintes, ficou na ordem de USD 5.9333 bilhões.

Relação comercial Brasil - Estados Unidos

Os Estados Unidos da América (EUA) são a maior economia do mundo e o segundo maior parceiro comercial do nosso país. No ano de 2023, segundo relatório Agrostat/ComexStat, o Brasil exportou para os Estados Unidos USD 36,8 bi, havendo uma queda de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo os 4 mais representativos setores: produtos e outras formas primárias de ferro ou aço, e óleos brutos de petróleo, ambos com 13% de participação, seguidos por aeronaves e outros equipamentos com 5,4% e equipamentos de engenharia civil e construtores com 4,8%.

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Norte
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português
Erro: