A partir do dia 3 de fevereiro, sete empresas brasileiras, com o apoio da Agência de Promoção de Importações e Investimentos, ApexBrasil, participarão da principal feira de alimentos e bebidas da Rússia, a ProdExpo. Com mais de 2 mil expositores e expectativa de mais de 71 mil visitantes, incluindo compradores, investidores e distribuidores internacionais, a feira é uma importante vitrine para empresários que desejam ampliar a presença na região no mercado da Eurásia. A participação do Brasil na feira já é tradicional e nessa edição, conta com o apoio do Escritório ApexBrasil Eurásia em Moscou e do SECOM da Embaixada do Brasil.
A delegação brasileira é composta pela Beatrice Peanuts (amendoins), Cooperfrigu (carnes), CRS Brands (vinhos, espumantes e bebidas destiladas), GBC Group (amendoins, castanhas, café e soja), Minerva Foods (carnes), Netto Alimentos (ovos) e Origem Coffee Co (café).
A Beatrice Peanuts, uma das empresas apoiadas pela ApexBrasil que participará dessa edição, está na ProdExpo desde 2017. Segundo o CEO da empresa, Pablo Rivera, a feira é parte importante da agenda de negócios da empresa, já que há 9 anos a Rússia é a principal cliente do amendoim brasileiro, comprando em média 90 mil toneladas por ano. Segundo Rivera, há projeções de que o país terá uma boa safra e alto volume de amendoins nesse ano, abrindo oportunidades para recompor o espaço da empresa e do setor após a seca que afetou as áreas produtivas em 2024.
Apesar dos obstáculos nas rotas logísticas e nos sistemas de pagamento após o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, empresários estão otimistas em relação ao comércio na região, principalmente no setor de alimentos e bebidas alcóolicas, com a oportunidade de suprir demandas do mercado após a saída de fornecedores europeus.
Setores
As exportações para a Eurásia dos produtos que estarão representados no estante brasileiro da ProdExpo 2025 totalizaram US$ 1,2 bilhão em 2024, nos quais US$1,1 bilhão foram somente para a Rússia, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SECEX-MDIC). A participação na feira visa manter ou superar o patamar registrado para o ano de 2025. Além da feira, a atuação da ApexBrasil na região inclui a promoção de rodadas de negócios, que nas últimas três edições, atendeu mais de 40 empresas brasileiras e mais de 120 distribuidores e produtores locais.
Oportunidades
Importante parceiro comercial brasileiro, a Rússia se destaca como origem de insumos para o agronegócio nacional e mercado estratégico para setores específicos da economia brasileira, como amendoins, sendo destino de 27% do valor exportado do produto. A ApexBrasil tem quatro projetos setoriais com foco no país, nos setores de alimentos, bebidas e agronegócios e Saúde. A abertura do mercado russo para produtos brasileiros tem sido facilitada por tarifas reduzidas em alguns setores.
Tem interesse no mercado russo? Acesse o Perfil de Comércio e Investimentos da ApexBrasil para a Rússia.