ApexBrasil e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira destinam R$ 15,4 milhões para promover exportações brasileiras para o mercado global islâmico

07/12/2022
Notícias do Agro
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira destinam R$ 15,4 milhões para promover exportações brasileiras para o mercado global islâmico

Descrição da imagem: Foto. Dois homens de terno, Presidente da ApexBrasil à esquerda e Presidente da CCAB à direita, segurando documentos de assinatura de convênio de parceria entre as duas instituições

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Projeto Halal do Brasil prevê ações de sensibilização, capacitação e apoio à Certificação, além da promoção comercial empresas brasileiras. Setor de alimentos e bebidas é foco do convênio assinado nesta segunda-feira (5), em Brasília

Com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora brasileira para todas as comunidades islâmicas do mundo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) assinaram, nesta segunda-feira (5), em Brasília, convênio que cria o Projeto Halal do Brasil. Voltado para empresas de do setor brasileiro de alimentos e bebidas, o Projeto abrange ações de sensibilização, qualificação, certificação e promoção comercial, com duração prevista de três anos para atender até 500 empresas. A iniciativa prevê o investimento de R$ 15,4 milhões, sendo R$ 10.159.318,00 da ApexBrasil e contrapartida da CCAB no valor de R$ 5.325.019,79.

O Brasil é o principal exportador do mundo de proteína Halal e, de acordo com a gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares, o País tem potencial para exportar ainda mais proteínas e outros produtos de valor agregado, como açaí, por exemplo. “Os produtos brasileiros são muito bem quistos pela cultura islâmica”, afirma Paula. Segundo ela, a curiosidade das empresas brasileiras pela certificação Halal ao longo dos últimos anos despertou a criação e o desenvolvimento do Projeto que partiu da ApexBrasil e a CCAB abraçou de imediato. “Tenho certeza que essa parceria com a ApexBrasil promoverá a diversificação da pauta de exportações brasileiras para os países islâmicos, inserindo novas empresas e novos produtos, conquistando novos nichos nesses mercados, aumentando assim o fluxo comercial do Brasil com o mercado global islâmico”, concluiu o presidente da CAAB, Osmar Vladimir Chohfi, após assinar o convênio junto com o presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana.

Na cerimônia de assinatura, Pestana afirmou que a receita do sucesso nesses 25 anos da ApexBrasil é o trabalho em parceria, e que essa com a CCAB envolve uma das missões mais nobres da Agência de trabalhar na internacionalização de pequenas empresas. “Estamos felizes e orgulhosos desse Projeto, pois está no nosso DNA olhar para os empresários e empresárias de menor porte. Não temos dúvida de que essa parceria será mais um exemplo de sucesso da nossa lógica e dinâmica de atuação”, concluiu o presidente da ApexBrasil.

Certificação Halal

O termo “Halal” diz respeito aos produtos e serviços que atendem aos preceitos da cultura islâmica. Para garantir isso, o mercado global islâmico, que engloba os 22 países da Liga Árabe e demais comunidades islâmicas presentes na África, Malásia e Europa, exige essa certificação que atesta ao consumidor muçulmano que o produto em questão foi fabricado em respeito a suas crenças e aos preceitos do islamismo. O selo garante, por exemplo, que o alimento beneficiado é livre de derivados suínos, cujo consumo é vedado ao muçulmano. Também atesta que produtos de origem animal vêm de processos de abate islâmico, com ações para evitar, inclusive, contaminação cruzada.

O Projeto lançado quer estimular a adoção de selo entre as empresas e, para isso, a ApexBrasil vai selecionar pelo menos 50 empresas participantes para apoiar com 50% do valor a ser investido na Certificação Halal. 

Projeto Halal do Brasil

A meta geral do Projeto é capacitar e sensibilizar 500 fabricantes de alimentos e bebidas já em fase de internacionalização para o potencial do mercado halal em todo o mundo e prepará-las para inserção no mercado mundial de alimentação islâmica. Atualmente, este mercado reúne 1,9 bilhão de consumidores, movimenta US$ 1,267 trilhão por ano e tem perspectiva de crescer 7,1% até 2025, segundo o relatório State of the Global Islamic Economy 2022. Ao longo dos próximos 3 anos, as empresas participantes do Projeto já certificadas receberão também apoio da ApexBrasil para participar das mais importantes feiras de alimentos e bebidas do mundo, como a Mihas, na Malásia, FoodAfrica, no Egito, Gulfood, em Dubai, e outras. Nesses eventos está prevista também uma ação chamada “Halal Brazil Day”, com foco em apresentar os produtos e serviços brasileiros já certificados aos consumidores islâmicos, além de rodadas de negócios e missões comerciais com o mesmo objetivo.

Entre os países prioritários, além dos países da Liga Árabe, a promoção também vai mirar países com papel importante no mundo muçulmano como Indonésia, França, Alemanha, Reino Unido e África do Sul. O primeiro abriga a maior população islâmica do mundo e começa a ter contato com a proteína brasileira. Os europeus têm expressivas populações muçulmanas e de alto poder aquisitivo. Já a África do Sul vem se firmando como hub halal.

Mercado atual

Dados compilados pela Câmara Árabe-Brasileira mostram que, em 2021, o Brasil exportou US$ 16,5 bilhões em alimentos e bebidas para os 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI), com participação de 7,2% do total de US$ 230,4 bilhões importados pelo bloco. O resultado, embora tenha posicionado o Brasil na segunda colocação entre os fornecedores de alimentos e bebidas do mundo muçulmano atrás apenas da Índia, é lastreado em commodities, como açúcar, soja, frango e milho, o que dá a medida do potencial a explorar nos segmentos de maior beneficiamento.

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.

Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

Câmara de Comércio Árabe-Brasileira atua há mais de 69 anos com o propósito de conectar brasileiros e árabes para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural, tendo ao longo dos anos alcançado papel fundamental no desenvolvimento do relacionamento entre esses dois povos.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Oriente Médio
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: