Por: Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec)
Depois de debater a sustentabilidade e a rastreabilidade da pecuária, na proteção de florestas tropicais no Brasil, e a transição do setor, no Fórum sobre Florestas Tropicais de Oslo (OTFF), em junho deste ano, para um público de líderes mundiais de governos e da sociedade civil, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), novamente, leva o assunto à reflexão global, desta vez, em um artigo, em conjunto com o Agroicone, publicado na segunda-feira (12), no site do World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial).
O WEF é conhecido por reunir líderes empresariais, políticos, acadêmicos e outras figuras influentes de todo o mundo para discutir e debater questões econômicas, sociais e ambientais. Com sede na Suíça, ele é a instituição responsável pelo fórum de Davos, um dos mais importantes em seu gênero. A presença nesses foros integra o pilar da Sustentabilidade no projeto Brazilian Beef, fruto da parceria da Abiec com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), para promoção da carne brasileira no mercado mundial.
No artigo, assinado pelo diretor de Sustentabilidade da Abiec, Fernando Sampaio, e pela sócia-gerente do Agroicone, Laura Harfuch, os autores evidenciam os desafios do Brasil – líder em exportação de carne bovina no mundo – em fazer transição da produção de gado para um modelo mais sustentável, sem comprometer o seu importante papel na segurança alimentar.
O texto destaca ações já em andamento, como os acordos com o Ministério Público Federal e o protocolo do Boi na Linha, e compromissos voluntários para redução do desmatamento por grandes empresas, viabilizados por meio de iniciativas como o Protocolo do Cerrado, que envolve grandes exportadores de carne bovina do Brasil adotando, espontaneamente, novos critérios para a compra de gado no bioma cerrado. Outro exemplo é o Programa de Integridade do Gado do Pará, que, até 2026, vai concluir a meta de rastreabilidade total do seu rebanho bovino, que contabiliza cerca de 26 milhões de cabeças.
Para Fernando Sampaio, ocupar espaços editoriais como este e participar das conferências internacionais tem sido fundamental para a imagem do setor. “A visibilidade que as conferências e artigos como este propicia entre públicos estratégicos é muito importante. Ainda há um longo caminho na mudança de percepção sobre a pecuária no Brasil, que hoje associa o boi ao desmatamento da Amazônia, mas a sociedade precisa entender que o setor está tentando melhorar e trabalhando seriamente para isso”, diz Sampaio, que reforça a necessidade da união entre iniciativa privada, governos e sociedade civil, com políticas públicas que tornem exequíveis a implementação de ações que contribuam para esta mudança.
Como exemplo da relevância da união para a obtenção de resultados positivos na forma como a carne bovina brasileira é percebida, Fernando Sampaio cita o trabalho conjunto entre a indústria, representada pela Abiec, e o Governo Federal, através da ApexBrasil. “A sustentabilidade tem um grande peso e fundamenta o projeto Brazilian Beef. Dentro dele, foi planejada uma série de ações – como a participação no Fórum de Florestas Tropicais de Oslo, que ensejou a publicação no site do World Economic Forum – para mostrar ao mundo que existe um esforço coletivo de setor privado e de governo no sentido de fazer a transição para um modelo de cadeia produtiva mais sustentável. Isso impacta positivamente a imagem que nosso produto tem no exterior", concluiu Sampaio.”, concluiu Sampaio.
Veja o artigo completo em: https://www.weforum.org/agenda/2024/08/how-brazil-can-chart-a-path-to-sustainable-cattle-production/
Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br
Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.