Onze empresas brasileiras esperam US$ 3,6 milhões em negócios após PLMA International

07/06/2024
Notícias da Indústria e Serviços
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Onze empresas brasileiras esperam US$ 3,6 milhões em negócios após PLMA International
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Produtos com ingredientes da Amazônia foram destaques entre as indústrias apoiadas pelo ABIMAPI International no evento que aconteceu dias 28 e 29 de maio em Amsterdam (Holanda)

O ABIMAPI International, Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes, criado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) em parceria com a  ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), coordenou a participação de 11 empresas brasileiras no Pavilhão Brasil da PLMA Amsterdã: a maior feira internacional de marcas próprias para alimentos (na qual empresas fabricantes de alimentos apresentam seus serviços para varejistas, atacadistas e indústrias de todo o mundo visando desenvolvimento de itens para marcas próprias ou terceirização). Essa é a terceira participação consecutiva das indústrias brasileiras por meio do projeto setorial na feira, que aconteceu dias 28 e 29 de maio na capital holandesa. Juntas as empresas registraram US$200 mil em 227 contatos de negócios (sendo 207 novos), com expectativa para mais US$3,6 milhões nos próximos 12 meses

“Essa foi nossa primeira ação após a renovação de nosso convênio com a ApexBrasil, e o destaque para o açaí e outros ingredientes do Norte e Nordeste comprovou a importância das empresas destas regiões para o projeto setorial. Os organizadores da feira e os compradores internacionais se encantaram com os produtos do bioma amazônico incluindo molhos, geleias, temperos e sobremesas com uma série de sabores e ingredientes tal como é a diversidade brasileira. Muito além, apresentamos novidades de empresas com produtos tradicionais do setor como biscoitos, cereais, torradas, além do pão de queijo pronto para Europa.”, diz Rodrigo Iglesias, Diretor Internacional da ABIMAPI.

 

Depoimentos dos expositores

Fabiano Lombardi, Diretor de Exportação do Grupo Marilan:

“A participação da Marilan no evento PLMA Amsterdã 2024 foi muito importante para o processo de internacionalização da marca, pois neste momento a empresa está em uma fase de expansão de seu comércio Internacional, buscando a inserção de seus produtos em diversos mercados. Na Europa o segmento de biscoitos e forneados é extremamente competitivo, e até mesmo saturado, com muito protecionismo aos fabricantes locais, que possuem marcas de renome, consolidadas há décadas. O universo de marca própria abre um novo caminho para atendermos este mercado, e o apoio da Apex-Brasil e da Abimapi na participação deste evento foi fundamental para a Marilan. Os resultados, embora ainda muito precoces, apontam para uma grande aceitação dos produtos selecionados, especialmente Magic Toast e Pit Stop”.

Felipe Teixeira - Executivo de Marcas Próprias no Grupo Koch:

“A experiência da PLMA é muito boa e profunda, não apenas pela interação com pessoas de todo o globo, mas também pela oportunidade de visualizar produtos e fornecedores aptos e dispostos a fazer o universo de Marcas Próprias realmente acontecer, independente das fronteiras”.

Izabella Mello - Gestora de Mercado Europa da Petruz:

“A feira PLMA Amsterdam é uma feira importante para o setor de marcas próprias, reunindo líderes globais do mercado. A participação do Abimapi International ajuda a promover a visibilidade das marcas brasileiras, facilita a expansão de negócios e fortalece parcerias internacionais, destacando a competitividade dos nossos produtos.”

Sobre o evento

De acordo com a Associação Mundial de Fabricantes de Marcas Próprias (PLMA, sigla da instituição em inglês), desde a primeira edição da feira em 1986 são apresentadas tendências e oportunidades para marcas próprias no evento, mercado que hoje já representa 30% de tudo que é vendido por supermercados em 15 países da Europa, alcançando margem de 50% em outros 6 países europeus. 

Participam da feira cerca de 3 mil expositores de 70 países, organizados em 9 pavilhões de alimentos em mais de 40 mil m² ocupados no Centro de Exposições RAI em Amsterdã, capital dos Países Baixos. A expectativa é de mais de 28 mil visitantes de diferentes ramos, sendo a maioria de mais de 1000 redes varejistas. São cerca de 40 anos de tradição de evento, o que faz com que tenha visitação não apenas da Europa, mas também de países como África do Sul, Canadá, China, Emirados Árabes e Estados Unidos.

Nas últimas edições, o Brasil foi destaque com a premiação de produtos inovadores de três empresas brasileiras. Assim, já se espera a busca por novidades, sendo as principais categorias presentes: aperitivos, biscoitos, doces, molhos, geleias, temperos, além de congelados, saudáveis, prontos para consumo, dietas alimentares e certificados para comércio justo. 

Sobre o ABIMAPI INTERNATIONAL:

O Projeto Setorial ABIMAPI International (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes) reúne pequenas, médias e grandes indústrias brasileiras produtoras de biscoitos, massas, pães, bolos, cereais, molhos, temperos, geleias e salgadinhos em diferentes níveis de maturidade exportadora, representando e apoiando a internacionalização e a imagem mundial do setor. 

Estamos nas principais redes sociais com o caminho @abimapi.inter. Para saber mais sobre o projeto setorial, acesse: https://international.abimapi.com.br/.

Sobre a ABIMAPI:

Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa mais de 100 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Há mais de 20 anos possui projeto para promoção das exportações em parceria com a ApexBrasil, contribuindo para internacionalização do setor.

Sobre a ApexBrasil:

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

Contato de Imprensa:

Maestrices
Gabriel Rajão: +55 11 9 7024 0325
gabriel@maestrices.com.br

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Biscoitos, Massas, Pães, Bolos, Cereais, Salgadinhos e correlatos
Setor de Investimento: Não se aplica

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: