Nova ferramenta facilita a localização de suporte comercial internacional, potencializando as oportunidades para empresas brasileiras no mercado global.
A plataforma Brasil Exportação lançou no dia 27 de agosto, um mapa digital que elenca serviços de comércio exterior ao redor do mundo por meio de uma ferramenta gratuita e de fácil acesso. No mapa digital, os usuários podem visualizar todos os Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) do Itamaraty e Escritórios da ApexBrasil (EAs) ao redor do mundo, que oferecem apoio para empresas que desejam exportar ou abrir operações no exterior.
O mapa digital permite que os usuários encontrem serviços em mais de 120 postos destas entidades, escolhendo entre mais de 80 países, nas Américas, África, Ásia, Europa e Oceania.
Serviços essenciais para exportação e canal de atendimento direto
Por meio desta funcionalidade o usuário pode escolher o país para o qual deseja exportar e ver quais SECOMs ou EAs fornecem apoio na região, conseguindo acessar serviços como:
- Guias de exportação;
- Rodadas de negócio individualizadas;
- Atendimento individualizado de empresas;
- Listas de importadores;
- Contatos de prestadores de serviços locais; e muito mais.
Além disso, os usuários podem ver os contatos destas entidades e tirar dúvidas por meio de um canal de atendimento direto, dentro da própria plataforma Brasil Exportação.
Apoio estratégico no país selecionado
Os SECOMs e EAs possuem um papel fundamental no auxílio a empresários brasileiros que desejam se internacionalizar, pois, pelo fato de estarem inseridos nas regiões alvo das exportações, podem fornecer informações detalhadas e assertivas com dados de consumo, mercado, informações sobre barreiras e tarifas, além de fornecer contatos de prestadores de serviços e possíveis compradores locais.
Juarez Leal, do Núcleo de Plataformas Digitais da ApexBrasil, ressaltou que "o Mapa Digital é uma iniciativa que une duas das principais entidades responsáveis pelo comércio exterior do Brasil, a ApexBrasil e o Itamaraty, em uma ferramenta de fácil acesso, rápida e gratuita. Com ela, os empresários têm à disposição todos os nossos Escritórios da ApexBrasil, que estão prontos para apoiar as empresas brasileiras na exportação e expansão de suas operações no exterior, com serviços de atendimento personalizado, rodadas de negócio por demanda, feiras, eventos e contatos estratégicos com stakeholders nos mercados alvo. Além disso, os SECOMs também oferecem suporte fundamental para que nossos exportadores se conectem com oportunidades globais de forma ágil e eficiente”.
Segundo Luis Fernando Machado, chefe do SECOM de Barcelona, “a Brasil Exportação conseguiu colocar em evidência os serviços prestados pela rede dos SECOMs do Ministério das Relações Exteriores em embaixadas e consulados ao redor do mundo, que estão à disposição dos empresários brasileiros e muitas vezes não são conhecidos ou utilizados na intensidade que deveriam. Os SECOMs são unidades que, com base na experiência e na vivência dos mercados estrangeiros em que se situam, podem mentorar e trazer realidades e percepções para os empreendedores brasileiros que vão muito além do que se encontra na internet. Essa conexão franca e direta, assim como os conselhos e sugestões, são de grande valia no momento de se montar a estratégia de expansão internacional ou quando se busca a validação de um produto no exterior”.
A Plataforma Brasil Exportação e o Mapa Digital da ApexBrasil e Itamaraty possibilitam que o usuário acesse informações e serviços essenciais para seu sucesso nas exportações de forma mais rápida, diminuindo o tempo que esse usuário gastaria em uma pesquisa padrão através de outros sites e portais, pois reúne todas estas informações e canais de atendimento em uma única plataforma.
“Ao centralizar os serviços oferecidos pelos SECOMs, a Plataforma Brasil Exportação facilita o contato e o compartilhamento de informações com a comunidade empresarial brasileira. O tempo necessário para resposta a consultas torna-se menor, e o maior dinamismo no fluxo de informações contribui para que as oportunidades existentes nos mercados sob a jurisdição da Embaixada sejam divulgadas com maior facilidade”, reforçou Ronney Almeida, chefe do SECOM de Nairóbi.
De acordo com Carolina Costellini, chefe do SECOM de Washington, “a ferramenta é um canal importante de ajuda, permitindo que o exportador tenha acesso a inúmeras informações dentro de um único local, evitando gastos desnecessários com pesquisas em diversos websites”.
Acesse o Mapa Digital da ApexBrasil e Itamaraty, escolha o seu mercado-alvo e descubra quem pode te ajudar nas suas exportações ou abertura de filiais no exterior: Mapa Digital - Plataforma Brasil Exportação (brasilexportacao.com.br).
Sobre a Plataforma Brasil Exportação
Com mais de 700 serviços de apoio ao comércio exterior e 70 mil acessos únicos, a Plataforma Brasil Exportação se tornou a maior plataforma de comércio exterior do país e é uma iniciativa idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), operada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e conta também com a parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).