ApexBrasil abre inscrições para qualificação sobre “Como Exportar Produtos Alimentícios para o Mercado Indonésio”

27/01/2025
Qualifique-se
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil abre inscrições para qualificação sobre “Como Exportar Produtos Alimentícios para o Mercado Indonésio”
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Formação é online e inclui requisitos de rotulagem, registro de produtos e acesso ao mercado para setores como agronegócio e alimentos

A plataforma de ensino a distância (EAD) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) oferece trilha de conhecimentos com 12 cursos virtuais inéditos para capacitar interessados em exportar para a Indonésia. 

Com aulas de cerca de 20 minutos, em modo remoto, a formação é voltada para empresários e profissionais brasileiros interessados em exportar produtos para a Indonésia, especialmente aqueles que atuam nos setores de agronegócio, alimentos e bebidas, saúde, máquinas e equipamentos.

O conteúdo dos cursos está dividido em duas partes. A primeira é uma introdução geral sobre o canal de importação da Indonésia e seu mecanismo de supervisão, exigências para ingredientes alimentares, requisitos de rotulagem, guia de registro de produtos para varejo e guia de certificação Halal. Já a segunda, aprofunda-se nas oportunidades específicas para diferentes produtos na Indonésia, como produtos aquáticos, laticínios, nozes, carne bovina, ração animal, vinho e frutas.

Desenvolvida pelo escritório da ApexBrasil em Pequim, a nova trilha de conhecimento foi exclusivamente elaborada para compor o portfólio da plataforma da ApexBrasil. O objetivo das capacitações é apresentar temas-chave do comércio exterior que contribuam de forma prática para o bom desempenho dos empresários brasileiros no mercado indonésio.

Os conteúdos são acompanhados de materiais de apoio e os temas abordados são fundamentais para o dia a dia de quem trabalha com exportações, como incoterms, taxas de câmbio, acordos de comércio e estratégias para seleção de mercados-alvo.

O gerente-geral do escritório da ApexBrasil em Pequim, Victor Oliveira de Queiroz percebe que o Brasil e a Indonésia, como nações tropicais, compartilham inúmeras semelhanças que criam terreno fértil para colaboração. 

A crescente demanda por diversas commodities na Indonésia apresenta oportunidades significativas de exportação para os produtos agrícolas brasileiros. Com um setor agrícola robusto, o Brasil está “bem-posicionado” para atender às necessidades da Indonésia. Marcos recentes, como a autorização para exportação de erva-mate brasileira no ano passado e a entrada da Indonésia no BRICS este ano, destacam os laços fortalecidos entre nossas nações e o vasto potencial para futuras parcerias comerciais.
Victor Queiroz, gerente-geral do escritório da ApexBrasil em Pequim

 

Sobre o mercado Indonésio

A Indonésia é a maior economia e a nação mais populosa do Sudeste Asiático. Em 2023, o Brasil ocupou a 11ª posição entre os países de origem das importações indonésias, com uma participação de 2,2% no total das compras do país asiático. Em 2023, as exportações agrícolas brasileiras para a Indonésia superaram US$ 3,69 bilhões, com 74% desse valor oriundo dos setores de soja e açúcar-álcool. Nos primeiros sete meses de 2024, o Brasil já exportou mais de US$ 2,44 bilhões em produtos agrícolas para a Indonésia. As exportações totais brasileiras para a Indonésia alcançaram US$ 4,1 bilhões, consolidando o país como o 14º destino mais importante para os produtos brasileiros. Confira:

 

A Indonésia é um mercado prioritário para nove projetos setoriais da ApexBrasil, abrangendo os setores de Agronegócio (ABICAB, ABRA, ABCZ, ABPA, ABRAPA, UNEM e ÚNICA), Máquinas e Equipamentos (ABIMDE) e Saúde (ABIMO).

Por ser um país majoritariamente muçulmano, a Certificação Halal é uma condição obrigatória para a exportação de uma ampla gama de produtos, não se restringindo apenas aos alimentares. Isso pode exigir processos produtivos e logísticos específicos, com potenciais custos adicionais.

Outro ponto importante relacionado ao acesso ao mercado indonésio é o sistema de licenciamento de importação do país, que pode impactar as exportações brasileiras, especialmente no setor agrícola.

Esses e outros temas serão abordados na capacitação “Como Exportar Produtos Alimentícios para o Mercado Indonésio”.

Tema: Qualificação Empresarial — Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Eurásia
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: