Missão Comercial ao Chile Promove Oportunidades para empresas brasileiras

11/12/2023
Impulso das Exportações
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Missão Comercial ao Chile Promove Oportunidades para empresas brasileiras

Descrição da imagem: Foto. Pessoas em pé para evento

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A Missão mobilizou 35 empresas para explorar as oportunidades do tratado de Livre Comércio Brasil-Chile

Entre os dias 27 e 29 de novembro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou a Missão Comercial ao Chile. A Missão mobilizou 35 empresas, que tiveram a oportunidade de conhecer tendências de negócios no país, a fim de inserir-se no mercado. A iniciativa também teve apoio da SOFOFA (congênere CNI no Chile), Câmara Chileno-Brasileira e o Ministério de Relações Exteriores do Brasil através da Embaixada Brasileira em Santiago.

A Missão foi promovida para explorar as oportunidades que o tratado de Livre Comércio Brasil-Chile traz. Em vigor desde janeiro de 2022, o acordo facilita o comércio, simplificando os processos alfandegários e trazendo a possibilidade de empresas brasileiras participarem das compras governamentais. Segundo Sarah Saldanha, gerente de internacionalização da CNI, muitas oportunidades de negócios, investimentos, cooperação e inovação estão abertas para o Brasil no Chile, e, para aproveitá-las, as empresas brasileiras precisam de uma estratégia de internacionalização adequada.

“O país foi o 5º parceiro comercial do Brasil em 2022. Nosso objetivo é aproximar as micro e pequenas indústrias brasileiras desse mercado, pois exportar não pode ser somente um escape em momentos de crise. Missões de negócios como essa são parte de um programa de internacionalização oferecido pela CNI, por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (CIN), há pelo menos 25 anos”, disse.

As visitas técnicas propiciaram o contato com boas práticas e facilitaram a troca de contatos entre os negociantes, uma ação importante para quem deseja exportar. Segundo Amanda Mesquita, da ApexBrasil, é fundamental que empresas brasileiras de todas as maturidades exportadoras participem da Missão e dos projetos de capacitação para o mercado do exterior oferecidos pela Agência, como o PEIEX.

“É essencial que as empresárias e empresários participem dessas oportunidades para vivenciarem na prática uma negociação internacional com potenciais compradores e entenderem a economia de um outro país", elucidou.

A Agenda:

1° Dia de evento

Na abertura, 27 de novembro, o evento contou com a participação de porta-vozes como Rosário Navarro, presidente da SOFOFA; Luiz Felipe Gazitúa, presidente da Seção Brasileira do CEBRACHILE; Walker Lahman, presidente da Seção Brasileira do CEBRACHILE; e Hélio Franchini Neto, ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil no Chile. Foram apresentadas palestras sobre as perspectivas e oportunidades com o Chile no contexto do Acordo de Livre Comércio Brasil-Chile, abordando também aspectos culturais e sociais nas negociações. Também foram delineados panoramas sobre os setores de casa e construção para introduzir os participantes no contexto econômico do país, que possui um alto nível de comércio no exterior, sendo uma das economias de crescimento mais rápido na América Latina nas últimas décadas; a nação tem o segundo maior PIB per capita da região (US$ 15.355), ficando atrás somente do Uruguai.

2° Dia de evento

No dia 28, o projeto trouxe 43 compradores chilenos para participarem de encontros de negócios individuais com representantes de empresas brasileiras. Momento em que os empresários brasileiros puderam aprender a mapear oportunidades de negócios no Chile e conhecer as tendências das principais tecnologias nas indústrias de casa e construção, máquinas e equipamentos. Após mais 189 reuniões, a expectativa para a geração de negócios ao longo dos próximos 12 meses é estimada em US$ 5.250 milhões.

3° Dia de evento

Para que os 35 empresários brasileiros pudessem criar redes, conhecer as atividades desenvolvidas e identificar oportunidades de mercado no Chile, foram realizadas visitas técnicas voltadas para os setores de casa e decoração — Sofofa Hub, Loja Ikea e centros de distribuição das lojas Sodimac e Falabella — e três visitas para os setores de construção, ferragens e siderúrgica — centro de distribuição da rede de lojas de Ferragens MTS, Tienda Easy (Grupo Cencosud) e Centro Tecnológico para la Innovación e la Construcción.

Josileia Rodrigues, proprietária da Terpel Móveis – Empresa de Feira de Santana – BA, foi atendida pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em 2023 e teve sua primeira participação em uma missão internacional. Segundo ela, a experiência foi um divisor de águas que a possibilitou sair de sua zona de conforto.

“Abriu novas oportunidades de expansão de móveis personalizados para o mercado chileno, facilitando o caminho que desejamos percorrer com seminário sobre o mercado financeiro, comercial e político do país, visitas técnicas e rodada de negócios, possibilitando contatos e conexões com futuros importadores e empresas que facilitem a exportação dos nossos produtos, sempre tivemos a convicção da qualidade, eficácia e de grande potencial, a excepcional equipe da ApexBrasil possibilitou essa visão para âmbito internacional’, expressou.

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português
Erro: