Brasil encerra 2024 com alta de 12,7% nas exportações de rochas naturais e reforça liderança global

17/01/2025
Impulso das Exportações

Por: Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil encerra 2024 com alta de 12,7% nas exportações de rochas naturais e reforça liderança global

Descrição da imagem: Homem com capacete azul e camisa azul polindo uma grande placa de rocha natural com uma ferramenta elétrica. A rocha tem veios dourados e claros, com acabamento brilhante. Placas similares estão organizadas ao fundo, dentro de um galpão industrial bem iluminado.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Mesmo diante de desafios logísticos, indústria alcança desempenho histórico e consolida sua posição entre os maiores players mundiais

Vitória, 08 de janeiro de 2025 – As exportações brasileiras de pedras naturais fecharam 2024 com faturamento de US$ 1,263 bilhão, um aumento de 12,7% em relação a 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas). Em dezembro, o setor obteve US$ 125,3 milhões, 64,1% a mais do que o mesmo mês do ano anterior, registrando o maior resultado para dezembro de toda história.

Esse desempenho expressivo reflete as ações de internacionalização conduzidas pelo “It’s Natural – Brazilian Natural Stone”, programa de promoção das rochas brasileiras no exterior executado pelo Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O resultado acumulado em 2024, apesar de não superar o recorde de 2021, quando as exportações atingiram US$ 1,340 bilhão, indica recuperação na sequência de quedas registradas em 2022 (-3,4%) e 2023 (-13,3%). 

O comportamento do mercado em 2021 foi fruto do início da parceria estratégica entre o Centrorochas e a ApexBrasil, somada à forte demanda gerada pela pandemia da Covid-19 ao longo de 2020. Em 2024, mesmo diante de uma crise logística global, continuamos avançando em ações de retomada, investindo em melhorias de infraestrutura e fortalecendo a imagem das rochas brasileiras no exterior. Seguiremos apostando na inovação e na sustentabilidade para manter esse ritmo de expansão”
Tales Machado, presidente do Centrorochas

O projeto setorial, fruto da parceria citada por Machado, vem expandindo o relacionamento com importadores e intensificando a presença das empresas em eventos estratégicos como feiras, missões comerciais e ações de marketing contribuindo para o incremento das vendas. Paralelamente à conexão de fornecedores brasileiros a compradores internacionais de grande potencial, o segmento desenvolve um trabalho de inteligência de mercado e capacitação de profissionais com foco no fortalecimento da competitividade do setor no cenário global.

 

Expansão comercial e projeção global

A presença internacional das rochas brasileiras se fortaleceu em 2024 por meio de participações em feiras renomadas, como KBIS e Coverings (EUA), Xiamen Stone Fair (China), Marmomac (Itália), Vitoria e Cachoeiro Stone Fair (Brasil). Além disso, o segmento promoveu palestras para arquitetos e designers em mercados-chave nos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Itália, incentivando o uso das pedras naturais brasileiras em projetos em todo o mundo. Simultaneamente, missões prospectivas foram realizadas em países como Austrália, Índia e Polônia, mapeando oportunidades e reforçando o compromisso do Brasil em atender demandas diversificadas, expandindo ainda mais sua presença no mercado global.

Com esse panorama positivo, o setor inicia 2025 determinado a fortalecer sua presença nos mercados em que já está consolidado, sem deixar de buscar novas oportunidades de expansão. Seguiremos buscando e apoiando a criação de soluções logísticas mais eficazes e reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade de forma a manter o Brasil na vanguarda mundial das rochas naturais”
Tales Machado, presidente do Centrorochas

Os Estados Unidos seguem como principal destino das rochas naturais brasileiras, sendo responsável por US$ 711,1 milhões do valor faturado de janeiro a dezembro de 2024, registrando alta de 16,86% em relação ao ano anterior. China (US$ 218,5 milhões) e Itália (US$ 82,8 milhões) completam o ranking dos três maiores clientes globais.

Em complemento a essas ações de expansão, a indústria de rochas vem intensificando suas práticas ambientais responsáveis, evidenciadas em projetos como o FiBRO (Fino do Beneficiamento de Rochas Ornamentais), que converte subprodutos do beneficiamento em insumos para pavimentação, cerâmica vermelha e concreto, ampliando a economia circular; e o Projeto EPD (Declarações Ambientais de Produto), que visa mensurar e atestar a pegada ambiental das rochas naturais em todo o seu ciclo de vida, conferindo maior transparência e credibilidade às empresas do setor.

Como parte dessa evolução, 2025 começa com uma grande novidade: a Marmomac Brazil que acontecerá de 18 a 20 de fevereiro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento une a tradição da Vitoria Stone Fair – a maior feira de rochas naturais das Américas – à grandiosidade e prestígio internacional da Marmomac, o principal encontro global dedicado às pedras naturais, realizado anualmente na Itália. Essa colaboração reforça a liderança do Brasil no mercado global, elevando ainda mais a posição do país entre os maiores players do mundo.

 

Números em destaques

· Exportações acumuladas em 2024 (jan-dez)

o US$ 1,263 bilhão (alta de 12,7% frente a 2023)

· Histórico recente (últimos cinco anos):

o 2020: US$ 990,5 milhões

o 2021: US$ 1,340,1 bilhão (+35,3%)

o 2022: US$ 1,294,5 bilhão (-3,4%)

o 2023: US$ 1,121,7 bilhão (-13,3%)

o 2024: US$ 1,263,8 bilhão (+12,7%)

· Exportações em dezembro 2024

o US$ 125,3 milhões (crescimento de 64,1% em relação a dezembro de 2023)

o Maior valor já registrado para o mês de dezembro

· Principais destinos em 2024

1. Estados Unidos: US$ 711,1 milhões (+16,86%)

2. China: US$ 218,5 milhões (+25,02%)

3. Itália: US$ 82,8 milhões (-1,80%)

 

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 223 empresas poiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar o formulário e realizar cadastro gratuito.  

 

Sobre o Centrorochas

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

Serviço:

It’s Natural – Brazilian Natural Stone na KBIS 2025

Data: 25 a 27 de fevereiro

Local: Estande SL6015, South Hall, Centro de Convenções de Las Vegas

Horário: 9h às 17h

 

Informações para imprensa

Karina Porto Firme

Assessoria de Comunicação Centrorochas e It’s Natural – Brazilian Natural Stone

27 99705-5705

karina.portofirme@centrorochas.org.br

Site: www.braziliannaturalstone.com

Instagram: @braziliannaturalstone @centrorochas

Linkedin: www.linkedin.com/company/braziliannaturalstone/

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul — América do Norte
Setor de Exportação: Casa e Construção — Rochas Ornamentais
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: