Índia e Estados Unidos são os próximos destinos do couro brasileiro no exterior

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Os primeiros dias de fevereiro serão intensos para o couro do Brasil: o país irá participar de duas feiras internacionais, uma em Nova Iorque e outra em Chennai, na Índia. Serão 15 curtumes brasileiros expondo na Lineapelle New York (1 e 2 de fevereiro) e dois na India International Leather Fair (IILF, de 1 a 3 de fevereiro). As participações contam com o apoio do Brazilian Leather, projeto de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Na Lineapelle New York o número de 15 expositores brasileiros do setor de couros é um recorde recente (são cinco empresas a mais do que na última edição), reforçando a importância dos Estados Unidos para as exportações da indústria curtidora brasileira. Os norte-americanos fecharam o ano de 2022 na segunda colocação como a nação que mais comprou couro do Brasil (participação de 18,4% do total), passando à frente da Itália (que tivera a vice-liderança no ano anterior). Nesta edição do evento, serão apresentados os materiais para as coleções de verão 2024 e, como destaca Letícia Luft, gerente do projeto Brazilian Leather, será uma participação extremamente rica do Brasil por ter, com tantas empresas, couros de diversos tipos, acabamentos e especialidades, contemplando toda a variedade demandante do mercado norte-americano.    

A feira na Índia será um reencontro do setor com este evento, cuja última edição ocorreu em 2020. A pausa na IILF nos anos de 2021 e 2022, em função da pandemia, traz expectativas à edição de 2023 não só pela oportunidade dos exportadores voltarem a uma plataforma tradicional de comércio na Ásia, mas também pela dinâmica de produção mundial. Países como a Índia foram fortalecidos nos últimos anos em indústrias de manufatura e, com isso, reflexos no setor de couro surgiram e podem ganhar ainda mais potência. Na IILF, a indústria do Brasil terá visibilidade além das duas empresas expositoras, pois o Brazilian Leather também terá um estande individual, onde apresentará uma parte do Preview do Couro, com peles especiais de diversos curtumes brasileiros.   

Veja as empresas participantes com o apoio do Brazilian Leather e seus estandes:

Lineapelle New York – 1 e 2 de fevereiro

A. Bühler - Segundo piso – estande 84

Baby Leather - Primeiro piso – estande 59

OCM Best Brasil - Primeiro piso – estande 72

Bolzano - Primeiro piso – estande 69

CBR – Couros Bom Retiro - Segundo piso – estande 86

Cortume Krumenauer - Primeiro piso – estande 60

Couro e Arte - Segundo piso – estande 92

Couros Nobre - Segundo piso – estande 90

Courovale - Primeiro piso – estande 50

Curtume Rusan - Primeiro piso – estande 62

Fuga Couros S/A - Primeiro piso – estande 63

Natur Leather - Primeiro piso – estande 52

Nova Kaeru - Primeiro piso – estande 11

Polar Couros - Segundo piso – estande 87

Sud Leather - Segundo piso – estande 85

India International Leather Fair – 1 a 3 de fevereiro

JBS Couros - F14-A

Viposa - F15-A

Institucional: CICB - Brazilian Leather - F15-D

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

Tema: Promoção Comercial — Expansão Internacional
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

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