A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinou hoje (11) a renovação do convênio do projeto Brazilian Renderers com a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) até 2027. O evento contou com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, embaixador Alex Giacomelli, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Luís Rua, o presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar e outras autoridades e representantes de entidades parceiras.
Durante a cerimônia, o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, comentou os resultados positivos do projeto, afirmando que o setor partiu de US$ 14 milhões em exportações em 2014, chegando a US$ 526 milhões em 2024. “Estamos crescendo na vertical. Por isso aumentamos os recursos investidos. É uma confiança que temos no setor”, afirmou.
O presidente do Conselho da ABRA, Pedro Bittar, afirmou que o projeto Brazilian Renderers foi um divisor de águas no setor, unindo pequenas, médias e grandes empresas. Segundo Bittar, apenas de 2023 a 2025, foram 29 novos acordos sanitários para produtos do setor, em 21 países.
Um dos empresários atendidos pelo Brazilian Renderers, Luiz Antonio Freitas, da Frigomarca, afirmou que a empresa segue trabalhando junto ao projeto e teve recentemente uma unidade credenciada para o mercado chileno. Segundo Freitas, a habilitação já traz benefícios para o estado do Acre, onde a empresa se instala, e para o Brasil.
O Brasil hoje está entre os principais líderes mundiais na produção de carne bovina, suína e de aves. Do total do peso vivo dos animais abatidos, cerca de 31% correspondem a partes não-comestíveis, destinadas à reciclagem animal.
A primeira ação do projeto em sua nova fase será a Reunion de Rendering de Las Américas – REAM 2025, no México, no mês de setembro.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com