ApexBrasil renova convênio que fortalece setor de reciclagem animal

14/07/2025
Notícias do Agro

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil renova convênio que fortalece setor de reciclagem animal
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinou hoje (11) a renovação do convênio do projeto Brazilian Renderers com a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) até 2027. O evento contou com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, embaixador Alex Giacomelli, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Luís Rua, o presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar e outras autoridades e representantes de entidades parceiras.  

Durante a cerimônia, o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, comentou os resultados positivos do projeto, afirmando que o setor partiu de US$ 14 milhões em exportações em 2014, chegando a US$ 526 milhões em 2024. “Estamos crescendo na vertical. Por isso aumentamos os recursos investidos. É uma confiança que temos no setor”, afirmou. 

O presidente do Conselho da ABRA, Pedro Bittar, afirmou que o projeto Brazilian Renderers foi um divisor de águas no setor, unindo pequenas, médias e grandes empresas. Segundo Bittar, apenas de 2023 a 2025, foram 29 novos acordos sanitários para produtos do setor, em 21 países. 

Um dos empresários atendidos pelo Brazilian Renderers, Luiz Antonio Freitas, da Frigomarca, afirmou que a empresa segue trabalhando junto ao projeto e teve recentemente uma unidade credenciada para o mercado chileno.  Segundo Freitas, a habilitação já traz benefícios para o estado do Acre, onde a empresa se instala, e para o Brasil.  

O Brasil hoje está entre os principais líderes mundiais na produção de carne bovina, suína e de aves. Do total do peso vivo dos animais abatidos, cerca de 31% correspondem a partes não-comestíveis, destinadas à reciclagem animal.   

A primeira ação do projeto em sua nova fase será a Reunion de Rendering de Las Américas – REAM 2025, no México, no mês de setembro.   

Brazilian Renderers 

Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: