Com apoio do BHD, fabricantes nacionais de dispositivos médicos geram negócios, ampliam conexões e aprofundam o entendimento regulatório nos mercados da Argentina e do Paraguai
Entre 30 de junho e 1º de julho, 13 empresas participantes do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da ABIMO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), percorreram a América do Sul em missões comerciais na Argentina e no Paraguai. Como resultado, foram firmados US$ 740 mil em contratos, além da previsão de novos negócios em torno de US$ 2,3 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
Na agenda da comitiva, concretizada em parceria com as embaixadas regionais, constavam apresentações sobre o mercado interno de cada país e rodadas de negócios entre as fabricantes brasileiras e distribuidores locais. Foram, ao todo, 262 reuniões extremamente positivas e repletas de oportunidades.
Nos dois primeiros dias da ação, a delegação esteve na capital argentina participando de seminários técnicos na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, com a presença do embaixador do Brasil na Argentina, Julio Glinternick Bitelli. Segundo Danilo Maeda, da BioImplante, "estar junto à ABIMO novamente em uma missão comercial foi essencial para o desenvolvimento da nossa relação com esses mercados e, assim, aumentarmos nossa exposição no segmento de implantes dentários na América do Sul".
Para a Bramsys, a missão também trouxe avanços significativos. "Foi uma experiência muito boa participar dessa missão comercial, que contou, também, com palestras explicando como funcionam os mercados da Argentina e do Paraguai, incluindo a parte regulatória. Tudo isso nos trouxe conhecimentos que não tínhamos e esse background é fundamental para a nossa área de saúde, que é extremamente regulada", comenta Vinicius Tavares, gerente-executivo da Bramsys.
Nos dias 3 e 4 de julho, a comitiva seguiu para Assunção, no Paraguai, onde foi recepcionada pelo embaixador José Antônio Marcondes. Na capital paraguaia, foram realizadas novas reuniões e apresentações entre as fabricantes brasileiras e distribuidores locais, fortalecendo os vínculos comerciais.
De acordo com Maeda, da BioImplante, a escolha de Argentina e Paraguai foi estratégica para as metas da companhia: “de todos os países latino-americanos, só não estávamos presentes nesses dois. Vimos, na missão, a oportunidade de conhecer melhor esses mercados crescentes, que têm boa relação comercial com o Brasil”.
Tavares, da Bramsys, mostrou-se surpreso principalmente com as oportunidades do Paraguai. “Tivemos reuniões com muitas empresas que tinham bastante feat com o que fabricamos na Bramsys. Sem essa iniciativa do BHD seria muito mais difícil encontrar esses potenciais clientes". Ele ainda ressalta: "eu, particularmente, aprecio muito essa parceria com o BHD".
Danilo Maeda destaca, ainda, que, diante do atual cenário global, com tensões geopolíticas e comerciais, é importante buscar novos mercados para fortalecimento da indústria nacional. Ele também vê valor no networking promovido durante a ação. "O contato direto com colegas e outras companhias é importante para troca de experiências e, também, para a elaboração de possíveis parcerias de negócios", finaliza.
Por que a América Latina?
A América Latina desempenha um papel estratégico nas exportações brasileiras de dispositivos médicos, com Argentina e Paraguai figurando entre os dez principais mercados de destino em 2024. A Argentina foi responsável por importar US$ 102,03 milhões em produtos no ano passado, um salto de 26% em relação a 2023, enquanto o Paraguai, em nono lugar no ranking, movimentou mais de US$ 42 milhões, registrando crescimento de 28%.
Os itens mais enviados a esses países incluem sacos e bolsas plásticas para uso médico e preparações opacificantes utilizadas em exames radiológicos. A Argentina ainda se destaca pela demanda por instrumentos de medição de pressão, suturas cirúrgicas como os categutes, autoclaves e equipamentos para esterilização. Já o Paraguai demonstrou interesse expressivo por caixas para esterilização, secadores de laboratório e curativos.
A missão comercial busca estreitar laços com esses mercados, compreender melhor suas particularidades regulatórias e abrir caminhos para que mais empresas brasileiras fortaleçam sua presença internacional.
Sobre a ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.
Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2024 o projeto atendeu 125 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$154,5 milhões em produtos para mais de 130 países.
O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.
Sobre a APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.