Inteligência de mercado

26/06/2025
Inteligência de mercado
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Inteligência de mercado
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Como o Texbrasil apoia empresas com dados estratégicos para exportar moda brasileira

 

Com base em dados confiáveis e análise estratégica, a Inteligência de Mercado se tornou uma ferramenta essencial para empresas que desejam expandir sua atuação internacional. No setor têxtil e de confecção, esse recurso permite identificar oportunidades, antecipar riscos e tomar decisões com mais segurança em um cenário global cada vez mais dinâmico. É com esse foco que atua o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Um dos pilares dessa atuação é a Inteligência de Mercado, ferramenta essencial para transformar dados em decisões estratégicas. No contexto do Texbrasil, a inteligência vai além da análise: ela conecta informações de mercado à realidade de cada empresa, oferecendo insights personalizados e práticos para guiar a jornada de internacionalização.

A área monitora fontes nacionais e internacionais especializadas no setor têxtil, transformando grandes volumes de informação em estudos estratégicos sobre oportunidades de exportação, mercados promissores, comportamento de consumo e concorrência internacional.

Entre as principais entregas estão os Snapshots de mercado e os Estudos Customizados. Os Snapshots oferecem uma visão estratégica sobre países e segmentos com potencial para a moda brasileira. Já os Estudos Customizados permitem que as empresas solicitem análises sob medida, de acordo com o mercado e os produtos que desejam explorar. Essa abordagem personalizada reforça o compromisso do Programa com o crescimento sustentável das exportações brasileiras de moda.

 

Sobre o Texbrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrarem no caminho da exportação, gerando mais de US$9 bilhões em negócios. O Programa é uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Para participar do Texbrasil, a empresa deve preencher este formulário ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br.

 

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de aproximadamente 25,3 mil empresas, instaladas em todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento em 2024 de R$ 204 bilhões.

 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Inteligência
Mercado: Outros
Setor de Exportação: Não se aplica — Têxtil e Confecções
Setor de Investimento: Outros
Idioma de Publicação: Português
Erro: