Oportunidades para empresas exportadoras com interesse na Indonésia em diversos níveis de maturidade
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) disponibilizou uma nova edição do Perfil de Comércio e Investimentos, desta vez, voltado para a Indonésia, país com uma vasta população e um PIB robusto. O estudo aponta mais de 286 produtos com oportunidades para brasileiros no mercado indonésio, com destaque para alimentos e animais vivos; Máquinas e equipamentos de transporte; Materiais em bruto, não comestíveis, exceto combustíveis; Artigos manufaturados, entre outros.
O Perfil também traz o panorama das relações comerciais e de investimentos entre Brasil e Indonésia. De acordo com a pesquisa, o país asiático foi o 16º destino das exportações brasileiras em 2024, totalizando US$ 4,5 bilhões. Historicamente, a balança comercial é favorável ao Brasil, com superávit recorde de US$ 2,6 bilhões em 2023.
Quanto aos dados de exportação, o estudo destaca produtos como farelo de soja (crescimento médio de 26% a.a.), açúcar e melaço são os principais itens exportados ao país, representando 74,3% do total. Os principais estados exportadores foram São Paulo (27,7%), Mato Grosso (24,6%) e Minas Gerais (10,6%).
Investimentos
O documento aponta que o estoque de IED da Indonésia no Brasil atingiu US$ 1,8 bilhão em 2023, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Esse foi também o maior valor desde 2015. E entre os países membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), a Indonésia foi o 3º maior investidor no Brasil em 2023, atrás de Singapura (US$ 20,1 bi) e Tailândia (US$ 2,0 bi). O conteúdo completo está disponível no site da ApexBrasil aqui.