Reciclagem animal do Brasil avança para expandir sua presença no mercado hondurenho
A presença de representantes do Serviço Nacional de Saúde Agrária de Honduras (SENASA) no evento Lo Mejor de Brasil en Reciclaje de Subproductos de Origen Animal | Business Connection Honduras, realizado no dia 12 de fevereiro, foi um marco no diálogo entre os dois países. Inicialmente prevista para ocorrer em uma reunião formal no dia seguinte, a participação do SENASA no evento foi um gesto significativo de interesse e aproximação com o setor de reciclagem animal brasileiro.
Promovida pelo Brazilian Renderers, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a iniciativa proporcionou às autoridades hondurenhas um contato direto com as empresas brasileiras do setor.
Durante a programação, José Ángel Acosta Zavala, Ángel Emilio Aguilar e Rafael Rodríguez, representantes do SENASA, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a qualidade dos produtos, a capacidade produtiva e os elevados padrões de segurança e sustentabilidade da indústria brasileira. Além disso, compreenderam como os produtos do Brasil podem atuar como insumos estratégicos para fortalecer a produção local, sem representar concorrência ao mercado hondurenho.
Atualmente, Honduras mantém seu mercado fechado ao Brasil, mas a participação ativa do SENASA no evento, somada ao suporte da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, foi um forte indicativo de abertura para o diálogo e de avanços nas negociações. A expectativa é que essa aproximação contribua para a construção de um caminho sólido para futuras exportações ao país.
Com um setor consolidado e reconhecido globalmente, a indústria brasileira de reciclagem animal segue ampliando sua presença internacional. A iniciativa reafirma o compromisso do Brazilian Renderers em fortalecer laços comerciais e demonstrar as vantagens dos produtos brasileiros para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva hondurenha.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.