Inauguração do espaço de 2 mil metros quadrados foi realizada no início de julho
Por: Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO)
A Samtronic acaba de expandir suas operações internacionais com a abertura de uma nova sede na Colômbia. A fabricante de equipamentos médicos e consumíveis que participa do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), conta, agora, com cerca de 2 mil metros quadrados no país vizinho, espaço que será dividido entre vendas, administração, estoque e assistência técnica.
A inauguração da sede colombiana na cidade de Bucaramanga foi realizada na primeira semana de julho após a obtenção de todos os registros sanitários necessários para o início das operações no país. "Queríamos operar diretamente nos quatro maiores mercados da América Latina: o Brasil, onde já somos líderes, a Argentina, o México e a Colômbia. Estamos entrando efetivamente no mercado colombiano com grandes expectativas sobre a nossa gama de produtos a preços justos e adequados às necessidades desse país que clama por equipamentos novos, com mais tecnologia e com melhor suporte pós-venda", comenta Everton Silva, coordenador de exportação da marca.
Com certa recorrência, a ABIMO e a ApexBrasil divulgam convocatórias do governo colombiano para compra de dispositivos médicos. Em novembro de 2023, por exemplo, foi lançado, para a indústria brasileira, um alerta de 31 oportunidades de comércio para o setor da saúde que totalizavam US$ 29,5 milhões. Além disso, o Brazilian Health Devices já participou da Meditech, feira realizada em território colombiano e considerada ponto de encontro entre empresas expositoras e distribuidores, hospitais e profissionais da área da saúde atuantes no país.
"Foi, inclusive, na nossa participação no pavilhão do BHD na Meditech de 2018 que notamos a necessidade da marca estar presente localmente e estabelecer sua rede de distribuição nas diversas regiões econômicas do país", diz Silva, enfatizando que a atuação das companhias concorrentes é semelhante e que a companhia enxerga, na internacionalização, uma excelente estratégia de sustentabilidade e desenvolvimento.
Na visão do executivo, além de agregar financeiramente ao resultado da empresa, atuar no mercado internacional mantém a marca atualizada. "Estar em outros países permite que consigamos antecipar tendências e necessidades mundiais que surgem em velocidades diferentes nos mais distintos mercados", diz.
As oportunidades do mercado colombiano soam tão positivas que a Samtronic focará as atividades dessa nova sede totalmente para atender às demandas do país. "O restante da América Latina será atendido pela matriz brasileira e por seus parceiros espalhados pelo continente, além das suas filiais próprias", explica o executivo.
Importante lembrar que, em meados de 2020, a marca iniciou sua primeira operação própria fora do Brasil, em Buenos Aires, capital argentina. "Apesar da recente recessão econômica do país, tivemos bom crescimento em todos os anos desde que iniciamos por lá", finaliza Silva.
Sobre a ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.
Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2023 o projeto atendeu 137 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$106,6 milhões em produtos para mais de 137 países.
O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.
Sobre a APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.