Resultado das 18 empresas apoiadas pelo projeto Brazil Machinery Solutions supera em 37% o resultado obtido na edição anterior.
As dezoito empresas fabricantes brasileiras de máquinas e equipamentos para mineração que participaram da Expomin 2025, realizada entre os dias 22 e 25 de abril, em Santiago, Chile, registraram US$ 15,9 milhões de dólares entre negócios realizados e esperados nos próximos 12 meses. Segundo o projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o resultado representa um crescimento de 37% maior em comparação à edição de 2023, que gerou US$ 11,6 milhões.
As empresas: Açoforja, Antares Acoplamentos, AZ Armaturen, Balmer, BGL, BRG Mancais, Durit Brasil, ING Guindastes, Mademil Polias, Metal-Chek, Miba, Netzsch do Brasil, Prensso Máquinas, PROGT Industrial, Sampla do Brasil, SEMCO, Versátil Implementos e Vulkan, seis a mais que a edição de 2023, integraram uma das maiores delegações estrangeiras do evento.
A delegação brasileira também contou com o apoio da Embaixada do Brasil no Chile. O Ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil no Chile, Hélio Franchini, e o Chefe do Setor de Promoção Comercial (SECOM), Felipe Neves, realizaram a cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil e participaram de encontros estratégicos com as empresas para ampliar a atuação na região andina. “A participação histórica do Brasil na Expomin simboliza como a relação entre Brasil e Chile está cada vez mais forte, cada vez mais desenvolvida e cada vez mais oportunidades aparecem para que empresas como aquelas que estão aqui representadas possam desenvolver novos negócios.”, declarou Hélio Franchini.
Esta ação é parte da estratégia do programa Brazil Machinery Solutions, que visa reforçar a imagem competitiva e inovadora da indústria brasileira no setor de máquinas e equipamentos para mineração no mercado latino-americano. A maioria dos visitantes do pavilhão brasileiro vieram do Chile e de outros países sul-americanos como Peru, Argentina, Colômbia e Equador.
Reconhecida como a maior feira de mineração da América Latina, a Expomin atua como um hub internacional para profissionais da indústria mineradora, promovendo a troca de conhecimento, experiências e a oferta de soluções tecnológicas. A edição de 2025 contou com mais de 1.300 expositores de 35 países e recebeu 83.498 visitantes, predominantemente profissionais do setor. A programação incluiu um congresso técnico com seminários e palestras de especialistas internacionais, além de amplas oportunidades de networking e geração negócios entre fornecedores, profissionais e executivos de toda a cadeia de valor da mineração.
Atualmente, o Chile figura como o 4º destino das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos da vertical de mineração em 2024. No período, as exportações totalizaram US$ 48 milhões, representando uma redução de 16,8% em relação ao ano anterior, quando atingiram US$ 58 milhões.
A pauta de exportações brasileiras dessa vertical para o Chile é bastante diversificada. Em 2024, foram exportadas 38 categorias de produtos, entre elas se destacam: (44,37%) Partes de máquinas e aparelhos para selecionar, peneirar, separar, lavar, esmagar, moer, misturar ou amassar terras, pedras, minérios ou outras substâncias minerais sólidas; (17,38%) Máquinas e aparelhos para selecionar, peneirar, separar ou lavar substâncias minerais sólidas e (8,60%) Redutores, multiplicadores, caixas de transmissão e variadores de velocidade, incluindo conversores de torque.
Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ, e gestora do Programa Brazil Machinery Solutions, avalia os excelentes resultados obtidos na Expomin 2025.
“Acreditamos fortemente no potencial do mercado chileno para as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos voltados aos segmentos de cimento e mineração. A qualidade da nossa produção, reconhecida internacionalmente, está plenamente alinhada com as exigências técnicas de mercados de alto nível como o chileno. Os resultados expressivos alcançados nesta edição da Expomin comprovam que o Brasil tem tecnologia e competitividade para ampliar sua presença na região e consolidar parcerias estratégicas com os principais players da América Latina."
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre o Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: apexbrasil.com.br