Projeto setorial Brazil Machinery Solutions leva o dobro de empresas para a principal feira internacional do setor de processamento de proteína animal
Com o dobro de empresas expositoras, o Brasil vai à IFFA 2025, maior feira do setor de processamento de proteína animal no mundo, que acontece entre os dias 3 a 8 de maio em Frankfurt, na Alemanha. A iniciativa do projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), levará 12 empresas, o dobro da última edição, em 2023.
Durante os seis dias de feira, as empresas: Equimatec; Farenzena; Geiger; GRATT; HighTech; Lenke; Montemil; Plasmetal; Rotec; Stared; Tecmaes; Torfresma e Varpe apresentarão suas novidades e lançamentos para executivos e profissionais da cadeia de processamento de proteína animal, vindos de 150 países, a maioria deles da Europa (74%), seguido da América (15%) e da Ásia (7%). O Pavilhão Brasil (Hall 8 - Stand A30F) ocupará 225m² de área.
Realizada a cada três anos desde 1949, a IFFA é a principal feira internacional da indústria de carnes e proteínas. Com área para exposição de 116.000 m² e cerca de 1000 expositores, de 50 países, o evento destaca inovações em equipamentos, tecnologias de automação, sistemas de embalagem, refrigeração, higiene e segurança alimentar, além de ingredientes e soluções para o processamento de carnes e embutidos.
O tema da edição de 2025 é: “Repensar Carnes e Proteínas” (em tradução livre). Ela reforça uma tendência seguida pela feira nos últimos anos de ampliar seu foco para abranger o mercado de proteínas alternativas, como as feitas à base de vegetais cultivados em laboratório — um reflexo das mudanças nos hábitos de consumo que atende às demandas por uma indústria alimentícia mais sustentável.
Europa como mercado estratégico
A participação brasileira na IFFA reforça não somente o potencial competitivo da indústria brasileira, como também a estratégia de ampliar oportunidades no competitivo mercado europeu.
O volume das exportações para o Velho Continente somou, em 2024, as máquinas e equipamentos representados pelas fabricantes de máquinas e equipamentos para o segmento da feira somaram exportações no valor de USD 895 milhões, o que corresponde a um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior, o maior volume exportado nos últimos sete anos. No período, os principais destinos das exportações que impulsionaram o desempenho comercial brasileiro foram Coreia do Sul e Singapura, que representaram, respectivamente, 17,2% e 16,6% do total exportado. Em seguida, destacaram-se México (10,7%), Estados Unidos (9,5%) e Argentina (9,1%). Ao todo, as exportações brasileiras dos produtos representados por esse grupo de empresas alcançaram 151 destinos diferentes.
Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ, reforça a importância da participação brasileira na feira.
Como uma das principais vitrines globais do setor, a presença das empresas brasileiras vai além da intenção de acessar o mercado europeu: o principal objetivo é reforçar a visibilidade e a relevância de suas marcas nos mercados-alvo, além de ampliar as perspectivas de inserção internacional da indústria brasileira.
Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ
Conheça as empresas expositoras
Equimatec (Hall 8 – A30J)
A Equimatec produz desde 2004, equipamentos para corte e processamento de alimentos, com destaque para máquinas de interfolhamento de queijo. Atua no Brasil e no exterior com fatiadoras, raladores e sistemas automatizados para corte, pesagem e embalagem. Entre os destaques da fabricante está o fatiador industrial automático ST-300, máquina compacta com fatiamento programável e fácil limpeza e manutenção.
Farenzena (Hall 8 – A30G)
A Farenzena desenvolve soluções voltadas ao agronegócio, com foco em produtividade e resultado. Destaca-se no segmento de soluções industriais, com equipamentos voltados principalmente a frigoríficos de aves. Seu principal caso é a EVF Poultry Packer, que automatiza o empacotamento com alimentação contínua, fácil limpeza e manutenção.
Geiger (Hall 8 – Stand A30I)
Com mais de 45 anos de atuação, a Geiger fornece máquinas de processamento em aço inox para diversos setores, como laticínios, alimentos, laboratórios, cozinhas industriais e indústrias química e farmacêutica. Oferece linhas para produção de queijos, molhos, patês, chocolates, temperos, entre outros. Os destaques ficam para a linha de misturadores térmicos Thermo Cutter, além do sistema emulsificador a vácuo GSEV.
GRATT (Hall 8 – Stand A30C)
A Gratt projeta, fabrica e instala equipamentos voltados à recuperação de matéria-prima, preservação ambiental e sustentabilidade. A fabricante atende diversos setores, como frigoríficos, papel e celulose, curtumes, saneamento, mineração e biodiesel. A empresa opera fábricas e centros de apoio no Brasil e em Portugal. É referência em decanters, centrífugas, sistemas de flotação e tratamento de água e efluentes.
A Hightech tem 37 anos de atuação no mercado e liderança em separadores de carne e osso, com mais de 90% do mercado nacional. Exporta para mais de 29 países. Entre os destaques da fabricante está o Moedor MG 280, que pode ser montado com até dois conjuntos de corte e de diferentes tamanhos, atendendo as mais variadas capacidades de produção com qualidade e baixo custo de manutenção.
Lenke (Hall 8 – Stand A30B)
A Lenke atua no setor de pesagem industrial desenvolvendo balanças controladoras, classificadoras, sistemas de pesagem e rotulagem, além de softwares de rastreabilidade e controle de produção, atendendo a indústria de alimentos. Destaque para a niveladora aérea CPL-12000; o módulo de pesagem LK-205.P1; além dos verificadores de peso VP-9000 e VP-1215, e da classificadora de peso CL3500.
Montemil (Hall 8 – Stand A30L)
A Montemil fabrica máquinas e equipamentos para produção e processamento na indústria alimentícia. Atua com foco em soluções personalizadas conforme a aplicação de cada cliente. Entre os destaques apresentados estão o injetor de salmoura MIS-480; o emulsificador ERM-800; o quebrador de blocos de carne MQB-8000; o misturador MTFV-6000; e o moedor MCD-300.
Plasmetal (Hall 8 – Stand A30H)
A Plasmetal atua no Brasil e no exterior, atuando em projetos, fabricação e manutenção de máquinas para o setor alimentício. Destaques para as linhas de automação em áreas refrigeradas (alinhador de salsicha, desfiador de peito de frango, máquina de embrulhar calabresa automática e extrator de peles de aves) e de automação em setores de embalagem e paletização (potes, caixas, fardos, entre outros).
Rotec (Hall 8 – Stand A30E)
A Rotec desenvolve soluções personalizadas para a indústria, com foco nas necessidades reais de cada cliente. Entre os destaques da fabricante estão as linhas de abate de suínos e abate ritual kosher, sistema de alimentação e descarga para túnel de congelamento, além do sistema de alto desempenho para remoção de couros de bovinos.
Stared (Hall 8 – Stand A30K)
A Stared desenvolve soluções tecnológicas para a indústria, com foco em pesagem dinâmica, classificação, reconhecimento de imagem e rastreamento de produção. Entre os seus destaques estão o verificador de peso ST-9000 DM; a balança combinada horizontal ST-FHL; o controlador de peso com sistema de embalagem ST-1520; além da câmera industrial de última geração ST-CAM; e do classificador linear ST-CLA.
Tecmaes (Hall 8 – Stand A30D)
A Tecmaes fornece há 33 anos máquinas para selagem, codificação e etiquetagem de embalagens nos setores alimentício, farmacêutico, cosmético e outros. Investe em automação e expansão de mercado, com certificação ISO 9001. Os destaques são as seladoras térmicas: MHS1200, Prime Sealer Plus e Smart Sealer FR700; além da impressora térmica Superflash e da seladora de sacos Jetfix.
Torfresma (Hall 8 – Stand A30A)
Desde 1993, a Torfresma desenvolve e instala soluções completas para automação industrial, atendendo indústrias de carne e alimentos processados. Tem como destaques, suas linhas completas para a indústria de carne bovina, desde a desossa até a embalagem secundária, além de sistemas de encaixotamento automático, linhas para embalar hambúrgueres e linhas completas para grandes indústrias suínas.
Varpe (Hall 8 – Stand A30M)
A Varpe fabrica soluções tecnológicas para controle de peso, detecção de metais e inspeção por raio-X em linhas de produção. Os destaques vão para o Controlador de peso com inspeção por raio-X, instrumentos de pesagem automática, além do software VIT-4, desenvolvido para armazenar e gerenciar os dados gerados pelas máquinas da fabricante durante a operação.
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre o Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: apexbrasil.com.br
Informações para a Imprensa
Gabriel Rajão
+55 11 970 240 325
Vitor Lillo
+55 11 998 270 808