Wines of Brazil projeta novos negócios e exposição dos rótulos nacionais na Vinexpo America
O Wines of Brazil, projeto setorial do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), participa nos dias 7 e 8 de maio, em Miami, da Vinexpo America. Maior feira da indústria de vinhos e destilados dos Estados Unidos, o evento chega à sua sétima edição, todas com representantes brasileiros; neste ano, oito vinícolas dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo estarão presentes: Barbara Eliodora, Bom Dia Brazilian Bubbles, CRS Brands, Econatura, Garibaldi, Michael Scott Carter, Miolo e Salton.
O crescimento da representatividade nacional na Feira pode ser considerado um reflexo de como a imagem do vinho brasileiro vem se potencializado no exterior, e essa máxima pode ser comprovada em números, como os da última edição, em 2024, ocorrida em Nova York: somente durante o evento, o resultado direto de negócios internacionais alcançou o valor de USD 105.000,00 e a projeção para os 12 meses seguintes foi de USD 730.000,00. Em números totais, a Vinexpo America do ano passado reuniu visitantes de 43 países, sendo 31 produtores, 260 expositores, dez sessões educativas com masterclasses.
As expectativas para a edição de 2025 mantêm o otimismo em alta, conforme o gerente de promoção para o mercado externo do Consevitis-RS e gestor do Wines of Brazil, Rafael Romagna: “O cenário econômico tem aberto oportunidades de momento as quais podemos nos beneficiar em relação aos EUA que é país alvo do projeto e das vinícolas brasileiras”. Além disso, destaca que a mudança de local, de Nova York para Miami, deve ser positiva aos produtos nacionais, haja vista que o público-alvo do Projeto tem maior potencial de compra.
O cenário positivo favorável junto ao crescimento exponencial do Grupo Vinexposium, executor da feira Wine Paris, e dos spin offs pelo mundo, como a Vinexpo America, permitem que o setor vitivinícola do Brasil tenham seus atributos, como aroma, diversidade e qualidade, ainda mais enaltecidos no cenário internacional, rendendo frutos para os produtores, o mercado e o consumidor.
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Sobre o Wines of Brazil
O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
28 de abril de 2025
Consevitis-RS | Assessoria de Imprensa
Sublinha! Comunicação
diegoadami@sublinha.com.br | (54) 98111-6007