Brasil fortalece parcerias estratégicas no primeiro dia de encontro em Lisboa

23/04/2025
Outras
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil fortalece parcerias estratégicas no primeiro dia de encontro em Lisboa
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O evento integra a missão promovida pela ApexBrasil e pelo Itamaraty, com o objetivo de debater acordos internacionais, ampliar parcerias e consolidar a presença do Brasil na Europa

Teve início nesta quarta-feira, 23 de abril, o 7º Encontro com Representantes dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs), dos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) e Adidos Agrícolas, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O encontro acontece em Lisboa e reúne autoridades brasileiras que atuam em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Irlanda e Grécia.

A abertura contou com a presença do Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; da Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza; do Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva; do Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, Laudemar Aguiar; do Presidente da Fiocruz, Mário Moreira; e do Senador da República, Nelsinho Trad. Também participaram da abertura o Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e o Chefe de Assuntos Estratégicos da ApexBrasil na Europa, Aloysio Nunes, que destacaram o papel crescente do Brasil no cenário internacional.

A principal discussão do evento girou em torno da validação do Acordo Mercosul-União Europeia, que deve ser analisado pelo Parlamento Europeu até o mês de setembro. “Com a ratificação, será formado o maior bloco econômico do mundo, com uma população de 700 milhões de pessoas. Tenho certeza de que isso vai gerar mais empregos tanto para a Europa quanto para o Brasil, porque teremos como resultado o aumento do volume de trocas em uma relação comercial aberta”, comentou Jorge Viana, Presidente da ApexBrasil.

Para Ana Paula Repezza, o encontro foi uma oportunidade de alinhar discursos e compartilhar conhecimento: “Aqui a gente começa a entender um pouco melhor como o acordo pode impactar positivamente os nossos setores e como a Apex pode contribuir, por meio da articulação com o setor privado, para que o acordo se concretize e todos os países possam se beneficiar dessa maior aproximação e integração das nossas cadeias produtivas”, pontuou.

Na ocasião, o Senador Nelsinho Trad representou o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Ele destacou a importância da reciprocidade no cenário internacional e na diplomacia brasileira para as exportações nacionais: “A gente não faz nenhum negócio se não houver entendimento, confiança e reciprocidade com o outro. E eu acho que quem promove muito bem isso é a diplomacia brasileira, porque, por meio do fortalecimento dos laços diplomáticos, os negócios acontecem”, observou.

À tarde, o encontro foi dedicado às apresentações dos Setores de Promoção Comercial das Embaixadas (SECOMs) e dos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs), com representantes de Lisboa, Madri, Barcelona, Atenas, Roma, Milão, Londres e Dublin. Os blocos temáticos permitiram um debate sobre as oportunidades para o Brasil nos mercados europeus.

Em 2024, o valor total das exportações brasileiras para a União Europeia cresceu, em média, 10%, atingindo US$ 48,3 bilhões. Esse desempenho posicionou o Brasil como o 14º maior fornecedor do bloco e consolidou sua liderança em categorias importantes, como café não torrado (36,3% do total importado pela UE) e farelos de soja (34,3%). Nos últimos seis anos, quase todos os principais grupos de produtos exportados, incluindo petróleo, soja e cobre, apresentaram crescimento médio anual positivo.

O evento integra a etapa de Lisboa do ciclo de encontros com representantes dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs), dos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) e Adidos Agrícolas, que ainda passará por Varsóvia e Bruxelas, encerrando-se no dia 29 de abril.

ApexBrasil e Fiocruz firmam parceria

O evento também foi marcado pela assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ApexBrasil (ApexBrasil) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reforçando o compromisso com a internacionalização da ciência brasileira e o fortalecimento da saúde global. Com a parceria, a instituição de ciências e tecnologia passará a atuar na capital portuguesa, em um espaço cedido pela Agência.

“É um escritório coletivo. Essa cooperação com a Fiocruz irá nos auxiliar na missão de internacionalizar as empresas brasileiras”, destacou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. 

Criada em 1900 e nomeada em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma das mais importantes instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Com um extenso complexo de unidades, a instituição gera conhecimento, produtos e serviços na área biomédica, com forte atuação em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Tema: Expansão Internacional
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: