O evento integra a missão promovida pela ApexBrasil e pelo Itamaraty, com o objetivo de debater acordos internacionais, ampliar parcerias e consolidar a presença do Brasil na Europa
Teve início nesta quarta-feira, 23 de abril, o 7º Encontro com Representantes dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs), dos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) e Adidos Agrícolas, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O encontro acontece em Lisboa e reúne autoridades brasileiras que atuam em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Irlanda e Grécia.
A abertura contou com a presença do Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; da Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza; do Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva; do Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, Laudemar Aguiar; do Presidente da Fiocruz, Mário Moreira; e do Senador da República, Nelsinho Trad. Também participaram da abertura o Embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, e o Chefe de Assuntos Estratégicos da ApexBrasil na Europa, Aloysio Nunes, que destacaram o papel crescente do Brasil no cenário internacional.
A principal discussão do evento girou em torno da validação do Acordo Mercosul-União Europeia, que deve ser analisado pelo Parlamento Europeu até o mês de setembro. “Com a ratificação, será formado o maior bloco econômico do mundo, com uma população de 700 milhões de pessoas. Tenho certeza de que isso vai gerar mais empregos tanto para a Europa quanto para o Brasil, porque teremos como resultado o aumento do volume de trocas em uma relação comercial aberta”, comentou Jorge Viana, Presidente da ApexBrasil.
Para Ana Paula Repezza, o encontro foi uma oportunidade de alinhar discursos e compartilhar conhecimento: “Aqui a gente começa a entender um pouco melhor como o acordo pode impactar positivamente os nossos setores e como a Apex pode contribuir, por meio da articulação com o setor privado, para que o acordo se concretize e todos os países possam se beneficiar dessa maior aproximação e integração das nossas cadeias produtivas”, pontuou.
Na ocasião, o Senador Nelsinho Trad representou o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Ele destacou a importância da reciprocidade no cenário internacional e na diplomacia brasileira para as exportações nacionais: “A gente não faz nenhum negócio se não houver entendimento, confiança e reciprocidade com o outro. E eu acho que quem promove muito bem isso é a diplomacia brasileira, porque, por meio do fortalecimento dos laços diplomáticos, os negócios acontecem”, observou.
À tarde, o encontro foi dedicado às apresentações dos Setores de Promoção Comercial das Embaixadas (SECOMs) e dos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs), com representantes de Lisboa, Madri, Barcelona, Atenas, Roma, Milão, Londres e Dublin. Os blocos temáticos permitiram um debate sobre as oportunidades para o Brasil nos mercados europeus.
Em 2024, o valor total das exportações brasileiras para a União Europeia cresceu, em média, 10%, atingindo US$ 48,3 bilhões. Esse desempenho posicionou o Brasil como o 14º maior fornecedor do bloco e consolidou sua liderança em categorias importantes, como café não torrado (36,3% do total importado pela UE) e farelos de soja (34,3%). Nos últimos seis anos, quase todos os principais grupos de produtos exportados, incluindo petróleo, soja e cobre, apresentaram crescimento médio anual positivo.
O evento integra a etapa de Lisboa do ciclo de encontros com representantes dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs), dos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) e Adidos Agrícolas, que ainda passará por Varsóvia e Bruxelas, encerrando-se no dia 29 de abril.
ApexBrasil e Fiocruz firmam parceria
O evento também foi marcado pela assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ApexBrasil (ApexBrasil) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reforçando o compromisso com a internacionalização da ciência brasileira e o fortalecimento da saúde global. Com a parceria, a instituição de ciências e tecnologia passará a atuar na capital portuguesa, em um espaço cedido pela Agência.
“É um escritório coletivo. Essa cooperação com a Fiocruz irá nos auxiliar na missão de internacionalizar as empresas brasileiras”, destacou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Criada em 1900 e nomeada em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma das mais importantes instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Com um extenso complexo de unidades, a instituição gera conhecimento, produtos e serviços na área biomédica, com forte atuação em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.