Presidente da Kenren, José Taniguti, faz visita ao espaço brasileiro e lembra dos imigrantes japoneses
Osaka, 24 de abril - A vida é um ciclo de renascimento. O Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), vem mostrando aos inúmeros visitantes cinco atos criados pela curadora Bia Lessa que são: `Existir`, `Diferir`, Confluir`, `Extinguir` e `Reesxistir`.
O Pavilhão Brasil recebeu a visita do Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), José Taniguti. O diretor do Pavilhão Brasil, Ademar Skalinski Junior, salientou que “o sucesso do Pavilhão Brasil é resultado de intenso trabalho em conjunto com a equipe da curadora Bia Lessa e do público que vem admirando a arte criada nos dois edifícios”. O Presidente da Kenren disse que “ficou contente com a grandiosidade do pavilhão que se igual aos demais países”.
Na oportunidade, ele lembrou o monumento criado, em 1975, em homenagem aos falecidos imigrantes japoneses que foram ao Brasil. Denominado Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos, fica no Parque Ibirapuera, em São Paulo. “Muitos japoneses não tinham túmulos e chegaram a ser enterrados no quintal da casa. Mas como a família se mudava muito, os corpos ficaram esquecidos”, salientou. Após a guerra, ele explica que os parentes do Japão ficaram preocupados pela falta de noticia dos entes queridos. Um representante de uma entidade do Japão, denominada `Kazoku No Kai` em japonês, conforme Taniguti, foi ao Brasil e descobriu que não havia informações, por exemplo, da localização de cerca de 350 túmulos de japoneses em São Paulo.
“Muita gente ainda não sabe para que serve o monumento”, falou ele que vem divulgando a importância desse local. Sempre que há visita de autoridades japonesas no Brasil, Taniguti agenda a visita ao monumento com elas.
Imigração
Em 2025, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil completa 130 anos. “O Tratado possibilitou a imigração japonesa ao Brasil”, lembrou Taniguti. Os primeiros imigrantes chegaram no Brasil no dia 18 de junho de 1908.
No Espaço Multiuso, no segundo edifício do Pavilhão Brasil, vem sendo exibido um vídeo com informações da produção e do povo brasileiro e da importância dos laços de amizade que unem o Brasil e o Japão desde que começou a imigração japonesa em terras brasileiras.
O vídeo lembra que o primeiro navio, Kasato Maru, desembarcou no Porto de Santos, com 781 japoneses.
ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), responsável pelo Pavilhão do Brasil na Expo 2025 Osaka - Kansai - Japão, atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também coordena os esforços de atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos.
Em 2024, a ApexBrasil alcançou número recorde de 20.596 empresas brasileiras atendidas. Do total, 54% são de micro e pequeno porte. Das empresas apoiadas, 4.678 exportaram o total de US$ 141,5 bilhões, o que corresponde a 42% do total exportado pelo Brasil no ano passado.
Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão Brasil fica na Empowering Lives Zone, P26.
Siga-nos no Instagram: @brazilexpo2025