Agência patrocina sessão para atrair investimentos no Global AG Investing em Nova York, evento referência na conexão de investidores institucionais, gestores de fundos e executivos do agronegócio
Entre os dias 22 e 24 abril, a ApexBrasil participou do Global AG Investing, conhecido por reunir especialistas em agricultura, investidores privados e institucionais, além de executivos líderes do agronegócio e inovadores e empreendedores de tecnologia agrícola de ponta. Durante o evento, a Agência patrocinou a sessão “Investindo no Brasil: oportunidades e parcerias para restauração de terras” que teve a mediação do gerente de Assuntos Estratégicos do Escritório ApexBrasil em Nova York, Rodrigo Fonseca. Participaram o secretário-executivo adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária, Cleber Oliveira Soares, Mario Fujii, gerente geral do Banco do Brasil em Nova York e representantes de gestores de fundos privados brasileiros.
Na ocasião, o Brasil foi apresentado aos investidores internacionais como referência em agricultura eficiente e sustentável. O país possui amplas terras que podem ser utilizadas na produção agrícola, abundância de recursos hídricos e alta produtividade. Além disso, a sessão promovida pela ApexBrasil destacou que as áreas degradadas brasileiras oferecem oportunidades para investimentos pois a sua restauração pode aumentar a produtividade agrícola com respeito ao meio ambiente e combate à insegurança alimentar.
Para o gerente de Assuntos Estratégicos do Escritório ApexBrasil em Nova York, Rodrigo Fonseca, a oportunidade de apresentar possibilidades de investimentos em terras degradadas no Brasil representa um passo adiante para a produção agrícola nacional.
Este evento reuniu lideranças, corporações e fundos do agronegócio mundial e o Brasil não poderia deixar de comparecer a esse encontro com uma delegação de alto nível que mostrou como fazer negócios com o Brasil oferece altos retornos aos investidores. Foi uma plataforma de relevância sobretudo para marcar a abertura da abertura do Escritório ApexBrasil em Nova York essa semana.
Rodrigo Fonseca, gerente de Assuntos Estratégicos do Escritório ApexBrasil em Nova York
O secretário-executivo adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária, Cleber Soares, reforçou os grandes números da agricultura tanto em produtividade, quanto em compromisso com o meio ambiente, ao ressaltar que 66% do território nacional é coberto por vegetação nativa e que metade dessa área está dentro das fazendas sob os cuidados dos nossos produtores rurais. Ressaltou ainda o programa de recuperação de pastagens degradadas, uma política pública do governo.
Estimamos em 40 milhões de hectares as pastagens degradadas no Brasil que são passíveis de conversão para a produção de grãos como soja e milho, além de fibras, tanto de algodão como celulose para a produção de leite e carne. Temos a oportunidade de interagir com fundos de investimentos não só dos EUA, mas também da Austrália, do Japão da Nova Zelândia e alguns países asiáticos. Estamos convidando esses parceiros a investirem no Brasil com a parceria da ApexBrasil.
Cleber Soares, secretário-executivo adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária
Em seguida, o Banco do Brasil reforçou o posicionamento como o banco do agro brasileiro, detalhando especificamente no caso de recuperação de pastagens, o que já se tem relacionamento em sua base de clientes. Para concluir o debate, as três gestoras de fundos privados apresentaram projetos ligados à recuperação de pastagens degradadas em áreas propicias. O evento contou com aproximadamente 700 inscritos, de 23 países, com aproximadamente 200 investidores. A gerência de Investimentos da ApexBrasil atua tanto na promoção das oportunidades de investimentos no exterior, como na facilitação dos projetos no Brasil por meio da prestação serviços customizados ao investidor.