ApexBrasil acaba de liberar o Perfil de Comércio e Investimentos: Panamá. Conheça as mais de 300 oportunidades de exportação para o país

07/04/2025
Inteligência de mercado
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ApexBrasil acaba de liberar o Perfil de Comércio e Investimentos: Panamá. Conheça as mais de 300 oportunidades de exportação para o país

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A ApexBrasil possui seis projetos setoriais voltado ao mercado panamenho

O Panamá é a terceira maior economia da América Central, atrás apenas da Guatemala e da Costa Rica. Um mercado impulsionado principalmente pelo setor de serviços, que representa cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB). Essas e outras informações sobre o mercado econômico do país podem ser encontrados no Perfil de Comércio e Investimentos: Panamá, desenvolvido e publicado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Essa publicação é uma sequência do giro da Inteligência de Mercado da Agência, que já conta com edições sobre os mercados da AlemanhaPortugal, China e dos Brics.

Em 2023, o intercâmbio comercial entre Brasil e Panamá apresentou um superávit de US$ 936 milhões, reforçando o perfil positivo da relação e evidenciando a fluidez das trocas comerciais entre os dois países. Em 2024, o Panamá foi o 51º principal destino das exportações brasileiras, que somaram US$ 905 milhões, e o 103º fornecedor ao Brasil, com um total de US$ 14,8 milhões em importações.

Recentemente, o Panamá tornou-se Estado Associado do Mercosul; em dezembro de 2024, foi firmado o Acordo de Complementação Econômica (ACE) n° 76 entre o bloco econômico e o país da américa central. O acordo, ainda em fase de implementação, tem como objetivo eliminar barreiras tarifárias e simplificar os processos comerciais, visando fortalecer a parceria econômica entre os dois países.

Oportunidades de exportação

O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 309 oportunidades comerciais no Panamá, com destaque para os setores de máquinas e equipamentos de transporte, obras diversas, artigos manufaturados (classificados, principalmente, pelo material) e produtos alimentícios e animais vivos. Atualmente, a ApexBrasil possui seis projetos setoriais voltado ao mercado panamenho, abrangendo os segmentos de alimentos, bebidas e agronegócios, casa e construção, máquinas e equipamentos, moda e multissetorial.

Panamá - macroeconomia

Com uma população estimada em 4,5 milhões de habitantes, dos quais 69,5% vivem em áreas urbanas, o Panamá se destaca como uma das economias mais dinâmicas da América Central. Em 2024, o país apresentou um desempenho econômico expressivo, com um Produto Interno Bruto (PIB) nominal de US$ 88,5 bilhões e uma taxa de crescimento de 9,3%, refletindo a retomada econômica e os investimentos em infraestrutura. Já o PIB per capita atingiu US$ 19,6 mil, com crescimento médio anual de 7,9%no período de 2020-2024, evidenciando melhoras nas condições econômicas da população.

Segundo dados do mesmo ano, o consumo total no país foi de US$ 51 bilhões, o que representa 58% do PIB, com crescimento médio anual de 4,4% no período de 2020-2024. Já a formação bruta de capital fixo, indicador relacionado aos investimentos produtivos, somou US$ 28,7 bilhões (32% do PIB), com um avanço significativo de 18,8% nos últimos 4 anos, sinalizando um ambiente favorável à expansão da capacidade produtiva.

Quer saber mais sobre as oportunidades e as relações econômicas entre o Brasil e o Panamá? Acesse o estudo completo neste link.

Tema: Inteligência
Mercado: América Central e Caribe
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

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