O Think Plastic Brazil (Portfólio de soluções que apoiam o setor de produtos transformados plásticos no processo de internacionalização para os mercados alvos), criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), lançou o Guia Internacional de Tendências de Cores (Color Trend 2024) durante o segundo dia de seminários do III World Plastic Connection Summit, evento realizado em formato híbrido (presencial e online) entre os dias 21 e 24 de agosto de 2023 no Blue Tree Premium Alphaville, com transmissão ao vivo em português, inglês e espanhol.
O Color Trend foi criado para atender aos profissionais da indústria no Brasil e no mundo, que esse ano conta com a direção criativa do renomado artista e designer de produtos, Jum Nakao, que divide a autoria do projeto com Beatriz Abreu.
“É uma honra estar aqui hoje e me diverti extremamente para fazer o Color Trend 2024“, afirmou Jum Nakao.
Na visão de Nakao, o Brasil é uma autoridade em luz e cor, graças à variedade de biomas como a Floresta Amazônica, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica, com recursos, riquezas e belezas naturais, com diversidade étnica de influências e de heranças culturais. As cores do Brasil refletem essa multiplicidade, expressando nossa identidade e celebrando nossa pluralidade.
Isso pode ser notado na escolha dos tons Arara-Azul e Saí-Azul, ambas inspiradas na plumagem das aves, além do tom amarelo Ipê (autoexplicativo) e Pantanal (inspirado na vegetação nativa da região). Os frutos da floresta como o guaraná e o açaí também inspiraram alguns dos tons que compõe a paleta de 28 cores ao todo.
“O Brasil é berço da exuberância de cores. Meu desejo foi conectar as pessoas além das cores. Somos um país abençoado pela luz“, definiu Nakao.
A metodologia para elaboração do guia envolveu o mercado de plásticos transformados. Entrevistas foram realizadas junto às empresas brasileiras que participam do programa Think Plastic Brazil, incluindo os fabricantes de Masterbatch (que desenvolvem os pigmentos que serão utilizados na fabricação do plástico transformado), caso da Colorfix, da Revora e da Engeflex que colaboraram na realização do Color Trend 2024.
As empresas associadas do Think Plastic Brazil que produziram as peças em plástico transformado dentro das propostas do Guia Internacional de Cores são: Bral-Max; Dello; Globoplast; Lolly; Nutriplan; Pabovi; Plasvale; Polyplay; Soprano; Spiltag; Termolar; Uz Utilidades; Vasap; e Vasart.
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia brasileira de plásticos integrados foi selecionada como uma das 10 maiores do mundo e reconhecida por sua alta tecnologia, assim como a capacidade de seus recursos humanos. O projeto é realizado em colaboração com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e sob a coordenação do Instituto Nacional do Plástico (INP), para promover a exportação de produtos plásticos transformados. www.thinkplasticbrazil.com
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.