País será homenageado no evento que acontece durante o festival de Cannes entre 13 e 21 de maio
O cinema brasileiro, que acaba de atingir o histórico feito de vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Ainda estou Aqui”, vai ocupar posição de destaque no Marché du Film – o maior mercado e encontro internacional de filmes e profissionais do cinema no mundo. O Brasil é o País de Honra oficial para a aguardada edição de 2025, que acontecerá de 13 a 21 de maio durante o 78º Festival de Cannes.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do projeto setorial Cinema do Brasil, feito em parceria com o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), estará presente com uma delegação recorde de cerca de 140 produtoras para destacar o melhor das produções nacionais.
A participação brasileira é coordenada pelo Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores e pela ApexBrasil e integra as celebrações da Temporada Brasil-França, em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
A ApexBrasil tem papel estratégico na promoção do audiovisual nacional como vetor de internacionalização de negócios criativos. A Agência apoia a maior delegação brasileira da história no evento, com um crescimento de 50% no número de profissionais presentes, e participa ativamente das ações de diplomacia econômica e promoção comercial do setor.
Participação feminina em destaque
Um dos destaques da agenda será o painel “Brasil e França: Mulheres Ocupando Espaços de Liderança”, realizado por meio de parceria entre o Instituto +Mulheres, ONU Mulheres Brasil e a ApexBrasil. A palestra, marcada para o dia 14 de maio, tem como objetivo trazer o debate sobre equidade de gênero e lideranças femininas no setor audiovisual, reunindo representantes de instituições brasileiras e francesas, como o CNC (Centro Nacional de Cinema e da Imagem Animada da França), o Ministério da Cultura do Brasil e o Collectif 50/50.
A ApexBrasil, representada pela especialista em promoção de exportações e atração de investimentos e atual gestora do Projeto Setorial Cinema do Brasil, Karen Kiyomi Hayashi, apresentará o Programa Mulheres e Negócios Internacionais, voltada à inserção de mulheres no comércio exterior, inclusive no setor da economia criativa e mediará um painel com a presença de player do setor no dia 19/05.
A iniciativa de trazer o debate sobre a participação feminina no setor do audiovisual brasileiro dento do Marché du Film é parte dos esforços do Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil. Criado em 2023, o MNI busca inspirar, promover, qualificar, apoiar e potencializar as exportações de empresas lideradas por mulheres. Entre as iniciativas do Progama, está promover a parceria e a atuação em rede entre instituições que promovem a equidade de gênero. É nesse escopo que se insere o apoio à participação do Instituto +Mulheres e da ONU Mulheres Brasil no Marché du Film.
Ao longo do Marché du Film, o Brasil sediará diversos painéis tanto dentro da programação oficial quanto no estande do Projeto Cinema do Brasil, oferecendo uma visão aprofundada de seu dinâmico setor audiovisual. Com a presença de palestrantes de instituições brasileiras de renome, as sessões destacarão a ampla rede de entidades que moldam as políticas audiovisuais no país, apresentarão as principais associações abertas à cooperação internacional e trarão ao palco grandes players da indústria, que compartilharão suas experiências e estratégias para parcerias globais.
Profissionais do mercado interessados em explorar novas colaborações poderão se conectar com representantes brasileiros no Palais des Festivals, onde espaços dedicados serão promovidos pelo Cinema do Brasil, pela SPCINE (Companhia Paulista de Cinema e Audiovisual) e pela RIOFILME (Rio de Janeiro Film Commission). Esses locais proporcionarão informações relevantes sobre incentivos à coprodução, oportunidades de financiamento e perspectivas de parceria dentro do vibrante ecossistema audiovisual brasileiro.
A programação completa conta com uma série de atividades: