Abertura da edição inédita do evento feito em cooperação com a ApexBrasil reúne líderes governamentais, investidores, organismos internacionais, bancos e especialistas em infraestrutura em Brasília
Em mais uma parceria entre o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e a ApexBrasil, o PPI realiza, com o apoio da Agência e do Banco do Brasil, o 1º Fórum Nacional de Parcerias Público Privadas (PPPs). Com uma programação extensa que se iniciou nesta segunda-feira (24) em Brasília e vai até amanhã (25), o Fórum pretende debater os avanços e transformações em Concessões e Parcerias na melhoria da infraestrutura e dos serviços prestados à sociedade. Participam mais de 300 pessoas entre gestores públicos, organismos internacionais, bancos públicos e privados, agências de fomento e investidores, além de representantes do Executivo a nível federal, estadual e municipal.
Participaram da cerimônia de abertura o Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti, o Superintendente da Área de Soluções para Infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Ian Ramalho Guerriero, e o Vice-presidente de Negócios Governamentais e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Sasseron, além de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT), do Ministério dos Transportes e da Infra S.A.
São diversas temáticas envolvidas na primeira etapa do encontro nesta segunda-feira, como Futuro das Concessões, Mudanças no Marco Legal e Regulatório nos Contratos e Parcerias e Estratégias para Gestão Sustentável e Resiliente em Transportes. Além disso, o evento conta também com salas temáticas para discussões paralelas, porém convergentes, com os painéis principais. Os temas de hoje são Seguros e Garantias e Cidades Inteligentes.
O encontro se consolida como um dos principais marcos da agenda de infraestrutura do país ao abordar temas estratégicos como: Desenvolvimento de infraestrutura resiliente às mudanças climáticas; Ampliação da oferta de serviços públicos essenciais, como saúde e educação; Novos instrumentos de financiamento, garantias e gestão de riscos; Inovação e boas práticas em governança contratual; Inovação em projetos ambientais e muito mais.
O coordenador de Investimentos da ApexBrasil, Carlos Padilla, representou a Agência na ocasião. Ele comentou sobre a cooperação duradoura com o PPI e as recentes iniciativas para atrair investidores para o Brasil.
A parceria com o PPI é de longa data, desde 2017. É uma complementariedade enorme, pois o PPI estrutura os projetos de investimentos que a ApexBrasil oferece ao investidor internacional. Neste evento, nós vamos lançar guias de investimento setoriais de vários temas, como energia elétrica, ferrovias, rodovias e florestas. São diversas temáticas que a ApexBrasil atua para atrair investimentos para o Brasil.
Carlos Padilla, coordenador de Investimentos da ApexBrasil
Segundo o Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti, as PPPs e concessões são fundamentais para melhorar a prestação dos serviços públicos e avanços foram alcançados ao longo dos anos. “As PPPs e concessões são um avanço na prestação do serviço público ao cidadão, que é o objetivo do governo. A administração pública tira o dinheiro de uma parte da sociedade por meio dos impostos e aplica em benefício da sociedade como um todo e a favor daqueles que não tem possibilidade de ter acesso. Completamos 30 anos da Lei de Concessões e 20 anos da Lei de PPPs. Tivemos um avanço, a Câmara dos Deputados aprovou a reformulação da legislação. Também estamos começando a olhar para as PPPs e concessões da área social e ambiental.
Para José Sasseron, Vice-presidente de Negócios Governamentais e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, os bancos tem um papel de destaque para que as PPPs sejam viabilizadas e tragam benefícios aos cidadãos. “As PPPs são instrumentos fundamentais para a melhoria de vida da população. O banco funciona como um apoio