Mulheres empreendedoras brasileiras conquistam o mercado internacional

21/10/2025
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Por: Comunicação ApexBrasil

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Empresárias transformam negócios locais em marcas globais com o apoio da ApexBrasil, exportando moda artesanal e produto amazônico para vários países 
 

Com talento, propósito e o suporte da ApexBrasil, empreendedoras brasileiras estão rompendo fronteiras e levando produtos com DNA nacional a novos mercados. Anna Luiza, CEO da Panier Brasil, e Ana Lídia Zoni Ribeiro, fundadora do Hidromel Uruçun da Amazônia, são exemplos de mulheres que transformaram suas marcas em histórias de sucesso internacional. 

“Há mais de 10 anos, celebramos a moda com propósito e levamos a beleza do feito à mão para o mundo”, conta Anna Luiza, uma das sócias da Panier Brasil, marca de bolsas artesanais que aposta em materiais naturais e design atemporal.  

A empresa iniciou seu processo de internacionalização após participar do PEIEX - Programa de Qualificação para Exportação, da ApexBrasil. “Além do PEIEX, participamos de edições da Jornada Exportadora e de rodadas de negócios organizadas pela Apex, e nesse tempo já vendemos para Inglaterra, França e Japão”, relata. 

Desde então, a empreendedora decidiu investir ainda mais em capacitação e começou uma pós-graduação em gestão de comércio exterior. A participação na   Jornada Exportadora, iniciativa da Agência em parceria com o Sebrae, que aconteceu em Miami esse ano, foi muito produtiva para a Panier Brasil que pôde conhecer melhor o mercado norte-americano, além de fazer contatos valiosos. 

Segundo Maria Laura Chaves, diretora da Panier Brasil, a empresa foi recebida com entusiasmo em Miami durante toda a estadia — desde a escolha estratégica do hotel até as valiosas oportunidades de participar de eventos que antes pareciam distantes, como o Cabana Show e o Swim Show.Tivemos ainda o privilégio de realizar um tour no Amazon Fulfillment Center, uma experiência verdadeiramente impactante, onde presenciamos o mais alto nível de tecnologia que já vimos até hoje”, contou Maria Laura. 

Os contatos gerados na missão abriram portas importantes para a marca. A Panier iniciou conversas promissoras com um showroom internacional e firmou uma conexão que resultou em um convite para uma colaboração com a marca Celeste, que culminou em um desfile na Semana de Moda de Milão em setembro deste ano. 

“Quem diria que naquele ônibus, durante um tour em Miami, surgiria a oportunidade de desfilar em Milão pela primeira vez? Foi algo incrível, e só tenho a agradecer de coração”, celebra Maria Laura. 

A Panier, que nasceu digital, segue apostando no e-commerce. “Desde o início soubemos que atuar no comércio eletrônico seria o caminho. Nunca tivemos loja física. Nosso foco é exportar e adaptar os produtos para cada mercado”, explica Anna.  

A empresa também participou do E-Xport Meeting, evento da ApexBrasil voltado ao e-commerce internacional, onde recebeu capacitação específica para atuar na Amazon, um dos maiores marketplaces de moda dos Estados Unidos. Por meio do programa, a Agência firma parcerias com as principais plataformas globais de comércio eletrônico — como Alibaba, Mercado Livre e a própria Amazon — e prepara empresas brasileiras para explorar todo o potencial dessas ferramentas e ampliar sua presença no mercado digital internacional. 

Desde a capacitação, Anna Luiza passou a adaptar seus produtos para vender pela Amazon. “É um espaço muito competitivo, por isso passamos a desenvolver linhas exclusivas e mais competitivas para essa plataforma.

 

Valorização do mel de abelhas-sem-ferrão 

Já no coração da Amazônia, a engenheira de produção Ana Lídia Zoni Ribeiro transformou uma pesquisa científica em um negócio sustentável e inovador. Fundadora da Hidromel Uruçun da Amazônia, ela viu na meliponicultura — criação de abelhas-sem-ferrão — uma oportunidade de valorizar o mel dos pequenos produtores paraenses.  

“Visitei 44 municípios e percebi que o mel dessas abelhas tinha mais água e acidez, o que dificultava a venda. Então pensei: por que não transformar esse mel em hidromel?”, relembra. 

Com apoio da ApexBrasil, Ana Lídia ingressou no PEIEX e passou a exportar para Alemanha, África do Sul, Panamá, Índia e Portugal. “Eu indico que todos façam o PEIEX. Muitas marcas ainda têm medo de desbravar o mercado internacional, mas a Apex mostra que exportar é possível e não é um bicho de sete cabeças. Hoje, 80% da minha produção é voltada à exportação”, afirma. 

O sucesso do hidromel paraense é reconhecido mundialmente: a Uruçun foi premiada no Brasil Beer Cup, o maior concurso técnico de bebidas da América Latina.

“Durante as rodadas de negócios da Apex, já fechamos contratos e, em breve, faremos nosso primeiro envio para novos parceiros”, celebra Ana. 

As trajetórias dessas empreendedoras refletem o impacto dos programas da ApexBrasil, que têm impulsionado a internacionalização de pequenos negócios liderados por mulheres.  

Com capacitação, apoio técnico e acesso a mercados, elas mostram que talento e preparo podem transformar marcas locais em referências globais. 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Outros
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Não se aplica
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