A Agência inaugurou sede própria e celebrou a abertura de 500 mercados internacionais, nesta segunda-feira (15/12), em Brasília. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, do ministro do MAPA, Carlos Fávaro, e outros ministros, autoridades e representantes do setor produtivo
A inauguração da sede própria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizada nesta segunda-feira (15/12), em Brasília, marcou não apenas um novo capítulo institucional da Agência, mas também um momento histórico para o comércio exterior brasileiro: a abertura de 500 novos mercados internacionais entre 2023 e 2025. Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, do ministro do MAPA, Carlos Fávaro, e outros ministros, autoridades e representantes do setor produtivo, a cerimônia simbolizou o fortalecimento da diplomacia econômica e da inserção competitiva do Brasil no cenário global.
Durante a solenidade, o presidente Lula destacou que os avanços alcançados são fruto de um esforço coletivo. “Quando as coisas dão certo, você não pode correr para o abraço sozinho, porque o acerto das coisas que estão acontecendo no Brasil se deve ao aprendizado que tivemos ao longo de muitos anos. Não depende de uma pessoa, depende da boa vontade dos empresários, dos ministros e da capacidade de trabalhar no governo”, afirmou. Segundo ele, a competitividade brasileira está diretamente ligada à qualidade dos produtos e ao compromisso com temas estratégicos. “O que interessa é a qualidade daquilo que a gente está oferecendo, não só o preço, mas também de qualidade. É isso que estamos fazendo, tentando quebrar o ostracismo que esse país ficou”, disse. Para o presidente, o Brasil vive hoje uma combinação muito positiva entre mercado interno forte e capacidade exportadora. “A gente produz para atender o mercado interno e produz tão bem que consegue atender às necessidades do mercado externo. Essa é a coisa mais perfeita que poderia acontecer”, afirmou.
Ao celebrar o resultado da política de promoção comercial, Lula destacou o papel da ApexBrasil. “Se tem uma coisa que eu tenho orgulho de, em 2003, ter pensado em criar e o resultado foi excepcional, é a Apex. Quero dar parabéns à Apex, ao corpo de funcionários e à direção da Agência”, afirmou, acrescentando que o país tem potencial para avançar ainda mais. “Sinto muito orgulho por essa história dos mais de 500 novos mercados, e a gente pode muito mais. Temos que trabalhar mais, melhorar nossos produtos, porque não existe ninguém capaz de competir com a fartura de possibilidades que o Brasil tem”, reforçou.
Na mesma linha, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou o simbolismo duplo da cerimônia. “Estamos vivendo duas solenidades aqui: uma celebração dos 500 mercados abertos pelo Brasil nesses três anos e a entrega desse prédio, que é a casa da Apex para os nossos colaboradores e para essa organização que tenho a honra de presidir”, afirmou. Ele ressaltou o esforço do governo federal para ampliar o acesso do Brasil aos mercados internacionais. “O governo passado abriu pouco mais de 200 mercados em quatro anos. O nosso governo, em três anos, abriu 500 mercados, e já são mais de 506. Isso é fruto de um trabalho incansável do Ministério da Agricultura, com o apoio da Apex, do Itamaraty e do MDIC”, disse.
Jorge Viana também destacou a atuação da Agência junto ao setor produtivo. “A Apex tem convênios com 52 setores da economia brasileira, investindo junto com as entidades para garantir que o Brasil esteja presente no mundo inteiro. São cerca de mil eventos por ano”, afirmou. Ele ressaltou ainda o papel da diplomacia presidencial. “Mais de oito mil empresários participaram de viagens presidenciais e vice-presidenciais. O maior investimento na Apex é o presidente Lula, porque ninguém vende mais um país do que a diplomacia presidencial”, defendeu. “O Brasil precisava dessa virada, de um presidente que dialoga com todos os líderes do mundo e recoloca o país no centro das decisões globais”, acrescentou.
Ao abordar a nova sede, Viana lembrou que a ApexBrasil, desde sua criação, funcionava em imóveis alugados. “Saímos do aluguel e entregamos um prédio premiado, sustentável e moderno, que já recebeu quatro prêmios antes mesmo de entrar em operação”, afirmou, destacando também a valorização dos colaboradores e a expansão da Agência no Brasil e no exterior, com novos escritórios nacionais e internacionais.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou que a nova sede fortalece a capacidade de atuação da ApexBrasil. “Esse prédio próprio, bem instalado e acolhedor, é fundamental para promover o produto brasileiro e atrair investimentos”, afirmou. Alckmin ressaltou ainda o desempenho do comércio exterior brasileiro. “Mesmo com o mundo crescendo menos e preços menores, devemos bater recorde este ano, com US$ 345 bilhões em exportações e US$ 629 bilhões de corrente de comércio”, disse, ao reforçar que não há crescimento sustentável sem abertura ao mundo. “Não há país que tenha crescido de forma forte e duradoura sem priorizar o comércio exterior”.
Já o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, classificou a abertura de 500 novos mercados como um feito sem precedentes. “Nenhum país no mundo consegue algo assim”, afirmou. Segundo ele, o resultado é consequência direta da retomada das relações diplomáticas. “Não é coincidência. O presidente Lula disse desde o início que restabeleceria as boas relações de amizade e liderou pessoalmente esse processo”, destacou. Fávaro lembrou que foram realizadas 24 missões internacionais no período. “O resultado está aí: 500 novos mercados. É, numa conta simples, um mercado novo a cada dois dias. Dia sim, dia não, um novo mercado sendo aberto”, afirmou, ressaltando o orgulho de integrar essa força-tarefa. “A colheita começou, mas a missão continua”, disse. Segundo estimativas do MAPA, são mercados abertos em mais de 80 países, com um potencial de exportação superior a US$ 37,5 bilhões por ano.
Ao abordar o papel estratégico da ApexBrasil, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, também ressaltou que a agricultura familiar tem grande participação na conquista dos novos mercados. “Cumprimento a todos e parabenizo a Apex pela inauguração deste lindo prédio. Cumprimento a construtora, os operários que o construíram e os servidores da Apex, que passam agora a habitar este espaço e a trabalhar ainda mais por um país que é uma potência do ponto de vista agrícola, especialmente da agricultura familiar. A agricultura familiar tem papel fundamental na exportação desses 500 mercados conquistados. O café tem muita força na agricultura familiar, a carne de frango, a carne de porco, as frutas, o açaí, a castanha”, afirmou.
Na mesma linha, a presidenta da Embrapa, Silvia Maria Massruhá, destacou que os avanços da agricultura brasileira estão diretamente associados ao investimento contínuo em ciência e tecnologia. "Hoje, a Embrapa é uma marca e a ciência é fundamental no fortalecimento da agricultura brasileira, para garantir a segurança alimentar. E não estamos falando só de agronegócio, mas de agricultura familiar, da agroecologia”, afirmou. "A agricultura brasileira é fruto da ciência e tecnologia, por isso o meu apelo de que precisamos investir cada vez mais no setor. Precisamos mostrar para o mundo todo que essa agricultura tem um planejamento estratégico, de baixo carbono, resiliente às mudanças climáticas, e regenerativa", acrescentou.
Voz de empresárias e empresários
Durante a cerimônia, empresárias e empresários de setores estratégicos compartilharam experiências, resultados concretos e perspectivas de crescimento impulsionadas pela atuação integrada do governo federal e da ApexBrasil.
De acordo com Caroline Dassoler, CEO da Dassoler Agronegócios, empresa de Mato Grosso e referência nacional na originação, beneficiamento e exportação de feijões e pulses, o setor de grãos especiais tem papel estratégico no posicionamento do Brasil no mercado internacional. “Somos empresários que acreditaram no Brasil, mesmo quando poucos acreditavam ou nos enxergavam, que investiram e inovaram, com a convicção de que o país pode se tornar um grande player no mercado de grãos especiais. Somos vocacionados a ser o celeiro do mundo, sem deixar de garantir que as panelas dos lares brasileiros continuem cheias”, defendeu.
Já Alessandra Zanotto Costa, sócia-diretora do Grupo Zanotto e presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), destacou que, desde o início do projeto Cotton Brazil, desenvolvido pela ApexBrasil em parceria com o setor produtivo, o algodão brasileiro vive um dos momentos mais relevantes de sua história. Segundo ela, o Brasil é hoje o maior exportador mundial de algodão, respondendo por 33% das vendas globais. Alessandra ressaltou ainda que, nas safras 2024–2025, as exportações devem alcançar 2,8 milhões de toneladas, gerando aproximadamente US$ 4,8 bilhões em divisas, com a meta de ultrapassar 3 milhões de toneladas e US$ 5 bilhões em receitas no próximo ano. Nesse contexto, ela destacou o papel da ApexBrasil como ponte essencial entre o campo brasileiro e o mercado internacional. “A Agência tem cumprido esse papel com competência, transformando potencial produtivo em oportunidade real".
Wesley Batista, um dos empresários da J&F Holding, grupo que controla a gigante de alimentos JBS e outras empresas, destacou que o trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao longo dos últimos três anos tem sido um diferencial para o agronegócio e para a indústria brasileira como um todo. “Nosso setor de proteína animal nunca exportou tanto quanto agora, para todos os mercados”, afirmou. Batista também parabenizou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, pela atuação da Agência e pela inauguração da sede própria. E concluiu ressaltando a importância da liderança do Presidente Lula para a abertura de mercados: “Foram abertos mercados-chave para a proteína animal. Falo em nome da indústria brasileira ao dizer que o Brasil tem a felicidade de ter o senhor liderando o país, abrindo mercados para os produtos brasileiros e gerando empregos, renda, desenvolvimento e crescimento”, concluiu.
Homenagem
Durante a solenidade, a ApexBrasil prestou uma homenagem a autoridades que contribuíram para o avanço do Brasil no comércio internacional. A primeira escultura foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A obra, assinada pela artista plástica Christina Motta, representa uma mão que sustenta o mundo, simbolizando a missão da ApexBrasil de apoiar, conectar e ampliar a presença do Brasil no comércio global.
Além do presidente Lula, receberam a condecoração o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o presidente do Sebrae, Décio Lima; e outras autoridades.
Sede própria da ApexBrasil
A sede própria da ApexBrasil foi concebida para funcionar como um espaço integrado à cidade, com abertura para atividades culturais, educativas, literárias, exposições e ações de divulgação dos produtos brasileiros no exterior. Desde sua criação, a Agência funcionava em imóveis alugados e, com a nova sede, passa a contar com uma estrutura planejada de acordo com suas necessidades institucionais.
Com cerca de 17 mil metros quadrados, o edifício Lotus 903 apresenta arquitetura contemporânea e paisagismo de Burle Marx, além de atender a critérios de sustentabilidade e eficiência energética. A sede está situada em área próxima ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek e conta com fácil acesso ao transporte público.
Antes da inauguração, o edifício recebeu dois reconhecimentos internacionais: o Iconic Awards 2025 – Innovative Architecture, na categoria “Arquitetura Visionária e Inacabada”, e o German Design Award 2025, na categoria “Arquitetura Excelente – Arquitetura Conceitual”.