Brasil mostra força e inovação no Web Summit Lisboa 2025 com o apoio da ApexBrasil e do Sebrae

14/11/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Brasil mostra força e inovação no Web Summit Lisboa 2025 com o apoio da ApexBrasil e do Sebrae

Descrição da imagem: Encerramento do Pavilhão do Brasil no Web Summit Lisboa 2025.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Encerramento do Pavilhão Brasil nesta quinta-feira (13) destacou o protagonismo das startups nacionais, a diversidade da delegação e o lançamento de programa de incubação em Portugal

Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Pavilhão Brasil no Web Summit Lisboa 2025 - um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo -, encerrou suas atividades nesta quinta-feira (13/11). O Brasil foi um dos destaques do evento, aparecendo como a terceira maior delegação. A maior foi a do país-sede, Portugal. 

A cerimônia de encerramento contou com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, do Country Manager do Web Summit, Artur Pereira, da gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso, além de representantes do Sebrae, empresários, investidores e startups brasileiras que participaram da missão.

Estou muito feliz com o trabalho que o Brasil apresentou aqui, por meio da ApexBrasil e do Sebrae, ou do Sebrae e da Apex, como costumo dizer. O sucesso é, claro, mérito das empresas. É inacreditável o nível das startups que vieram, as ideias com que trabalham, os serviços que oferecem para todos nós. Foram quase 400 startups, mais de 40% delas lideradas por mulheres, e fizemos questão de realizar uma busca ativa para garantir uma representação mais justa e diversa.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

Viana também falou do novo Programa de Incubação de Startups em Portugal, lançado no último dia 11, no escritório da ApexBrasil em Lisboa. “Também estamos inaugurando um novo momento. Queremos sair da zona de conforto de apenas participar do Web Summit todos os anos e voltar para casa. Agora, ao lado do Sebrae, vamos incubar dez startups brasileiras aqui no nosso escritório em Lisboa. E no próximo ano, em vez de dez, serão vinte empresas, metade delas lideradas por mulheres, levando em conta também uma representação regional equilibrada do Brasil”, anunciou.

O Programa de Incubação de Startups em Portugal é uma iniciativa inédita da ApexBrasil e do Sebrae que permitirá a dez empresas desenvolverem, a partir de 2026, seus projetos de internacionalização diretamente no Escritório da ApexBrasil em Lisboa. O programa integra a estratégia de fortalecimento da presença do Brasil na Europa, conectando o ecossistema de inovação brasileiro aos principais polos tecnológicos do continente.

Durante o encerramento, Artur Pereira destacou o protagonismo brasileiro e elogiou a atuação conjunta da ApexBrasil e do Sebrae. “Ficamos fascinados com o extraordinário trabalho realizado pela ApexBrasil e pelo Sebrae ao trazerem quase 400 startups para o evento. Isso nos enche de orgulho e é uma grande alegria poder contar com todos vocês aqui no Web Summit. Quero apenas dizer o seguinte: no ano passado, 200 startups que participaram do evento levantaram 700 milhões de dólares nos meses seguintes. Espero que muitas das startups brasileiras aqui presentes façam parte desse grupo neste ano. Desejo a todos muito sucesso, vocês têm projetos e ideias fantásticas, e tenho certeza de que muitos sairão daqui com excelentes notícias para compartilhar conosco”, ressaltou.

 

Delegação brasileira

A delegação brasileira, composta por quase 400 startups e empresas inovadoras, representou todas as regiões do país e destacou o Brasil como um polo de soluções tecnológicas sustentáveis e de alto potencial de internacionalização. As empresas participantes atuam em áreas como tecnologia verde, inteligência artificial, saúde digital, agritech, fintech, indústria criativa e sustentabilidade. Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, destacou a conclusão bem-sucedida da participação brasileira no evento:

Chegamos ao fim de mais uma edição do Web Summit com excelentes resultados. As startups saem daqui muito satisfeitas, com novas parcerias, oportunidades de negócios e possibilidades reais de atração de investimentos. Esse é o encerramento de uma trajetória que começou há meses, com um trabalho intenso de busca ativa, envolvendo centros de inovação e startups de todas as regiões do país. Tivemos uma participação recorde no programa oficial do Web Summit, com 108 startups expondo seus projetos no evento.
Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil

“Tudo isso comprova o valor da parceria entre a ApexBrasil, que atua diretamente na execução, e o Sebrae, nosso grande parceiro, além de tantas outras instituições que contribuem para trazer o melhor do Brasil. Do ponto de vista da ApexBrasil, é um trabalho transversal, que envolve diversas áreas e equipes comprometidas com a mesma missão. Hoje é um dia de celebração: voltamos ao Brasil felizes com essa entrega, que também incluiu novas iniciativas de comunicação, como o videocast da Agência, registrando depoimentos e experiências ao longo do evento. Esse resultado só é possível graças ao esforço conjunto de todos”, finalizou Maria Paula Velloso.

Ao longo dos três dias de programação, o Pavilhão Brasil, instalado na MEO Arena, funcionou como um espaço estratégico de visibilidade institucional e comercial, reunindo painéis, pitch sessions, mentorias e encontros de negócios que aproximaram startups brasileiras de investidores, aceleradoras e ecossistemas globais de inovação.

 

Números do Web Summit Lisboa 2025

A edição de 2025 reuniu 71.386 participantes de 157 países, reafirmando seu papel como um dos maiores e mais influentes encontros globais de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Ao todo, 2.725 startups de 108 países expuseram suas soluções, sendo 40% delas lideradas por mulheres. O evento contou ainda com delegações governamentais de 87 nações.

Entre as principais tendências apresentadas pelas startups estiveram tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina, healthtech, fintech e sustentabilidade. Com 869 palestrantes, o Web Summit promoveu painéis, mentorias, pitch sessions e encontros estratégicos que conectaram diferentes ecossistemas globais.

 

Soluções que conectam criatividade e tecnologia

Entre as startups que integraram a delegação brasileira no Web Summit Lisboa 2025 está a Fabri Design, uma plataforma que combina tecnologia e talento humano para oferecer soluções ágeis de design gráfico sob demanda. A empresa funciona como uma espécie de “Netflix do design”, permitindo que o cliente contrate planos personalizados e receba materiais prontos, como posts para redes sociais, banners, flyers ou até outdoors, em até um dia.

“Nosso propósito é simplificar o acesso ao design de qualidade. A Fabri Design funciona como parte do time de marketing dos nossos clientes: eles nos enviam suas demandas e nós entregamos tudo com agilidade e alto padrão criativo”, conta Mariam Carimi, CSM da Fabri Design. Ela destacou ainda a importância de integrar a delegação brasileira. “Foi aqui no Web Summit que conquistamos nosso primeiro cliente internacional, e estar de volta é uma oportunidade incrível de ampliar conexões e mostrar o potencial do design brasileiro para o mundo”, disse Mariam Carimi.

Outra participante é a Capyba Software, empresa pernambucana com mais de dez anos de atuação no mercado de inovação, exportando soluções tecnológicas para diversos países. No Web Summit, a Capyba apresentou o Alffaia, um software voltado à medição da produtividade de equipes técnicas e de desenvolvimento de software.

“A Capyba já tem clientes em oito países e, no último ano, abrimos nossa operação em Portugal. Participar do Web Summit é parte do nosso processo de expansão global. Estamos lançando o Alfaia com a expectativa de validar o produto junto a outras empresas, gerar conexões estratégicas e, quem sabe, atrair investidores para novas rodadas de captação”, afirmou Ronald Denner, CEO da Capyba Software e advisor da Alfaia.

Veja como foi a participação brasileira com fotos do Pavilhão Brasil e eventos no Web Summit Lisboa 2025 no Flickr da ApexBrasil. 

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Serviços de Tecnologia
Setor de serviços:
Erro: