Iniciativa liderada pela ApexBrasil tem o objetivo de diversificar a matriz energética brasileira, incentivar projetos minerais e fortalecer laços comerciais com o país asiático
A atração de investimentos para a transição energética e o estreitamento de relações com a China foram temas de missão liderada pelo Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) nesta semana. O ponto alto foi a participação no BNEF Summit Shanghai 2025, evento que reúne autoridades e especialistas de comunidades que influenciam o cenário internacional de energias renováveis, transição energética e mineração para dialogar sobre tópicos relevantes e os desafios que impactam diversas cadeias produtivas globais. São 600 líderes de energia, transportes, tecnologia, finanças e governos para discutir temas centrais ligados à sustentabilidade.
A ApexBrasil, como facilitadora para investidores que buscam entrar no mercado brasileiro, promoveu uma mesa redonda exclusiva durante a programação oficial com o objetivo principal de promover o Brasil como um dos protagonistas das temáticas de energias renováveis no cenário internacional. Com uma agenda climática ambiciosa, o país tem a oportunidade de influenciar estratégias globais, impulsionar o desenvolvimento sustentável e reforçar sua relevância como parceiro comercial confiável e competitivo a nível global.
Neste contexto, a agenda de cooperação Brasil-China ganha ainda mais força. Além da participação no BNEF Summit, a missão brasileira contou com diversas atividades paralelas. Entre elas, uma visita técnica e reunião com a direção do Sany Group - gigante chinesa em setores como energias renováveis, equipamentos para mineração e armazenamento. Na pauta, planos de novos investimentos da empresa no Brasil em 2026. A delegação do Brasil inclui ainda o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além das representações diplomáticas.
Além da visita ao Sany Group, outros encontros tiveram desdobramentos que podem significar novas parcerias. A CRRC já investiu no Brasil no setor de transporte ferroviário e estão expandindo a sua atuação para energias renováveis - com destaque para eólica. A Gotion High-Tech é uma fornecedora global de baterias e soluções de armazenamento, além de forte crescimento no segmento de ESS (energy-storage systems). A ApexBrasil apoia a preparação deles para os leilões ANEEL 2026.
com empresas como a CRRC, Gotion Hi-Tech e Envision Renawables fazem parte da estratégia que tem o objetivo de realizar ações de Outreach de Investimentos para apresentar oportunidades no Brasil e serviços oferecidos pela ApexBrasil com foco em setores dos complexos de energias renováveis e de mineração. A base são programas estratégicos da Gerência de Investimentos da ApexBrasil, em alinhamento com as políticas públicas brasileiras de desenvolvimento econômico.
Mineração sustentável também é foco da agenda brasileira na China
A ApexBrasil e a delegação brasileira também apresentaram a potenciais investidores chineses as oportunidades de investimentos em sete projetos de mineração no Brasil em estados como Goiás, Bahia, Minas Gerais e Sergipe durante o primeiro Fórum de Investimentos Brasil-China de Minerais Críticos. Além das iniciativas apresentadas pelos representantes presentes, o público chinês teve acesso ao catálogo de projetos de mineração organizado pela ApexBrasil. O evento teve como objetivo aproximar o ecossistema de projetos de minerais críticos do Brasil de potenciais parceiros estratégicos chineses, promovendo oportunidades concretas de cooperação tecnológica e investimentos. A delegação brasileira contou com a liderança da Agência e do Ministério de Minas e Energia (MME), com a participação de empresas, fundos de investimentos e escritórios de advocacia. Além disso, participaram representantes da embaixada brasileira em Pequim e do governo chinês.
Trata-se de uma iniciativa voltada a fortalecer o diálogo entre os dois países em um momento em que a transição energética global amplia a importância dos minerais estratégicos para a economia mundial. O Fórum reuniu autoridades governamentais, executivos de empresas de mineração, investidores, bancos de fomento e representantes de instituições financeiras de ambos os países. Foram promovidos painéis temáticos, rodadas de negócios e visitas técnicas a empresas e parques industriais do país asiático.