Websérie Direto do Mercado alcança mais de 12 mil inscritos em 2025

16/12/2025
Inteligência de mercado

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Websérie Direto do Mercado alcança mais de 12 mil inscritos em 2025
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Plataforma da ApexBrasil é dedicada a apresentar aos empresários e empresárias informações estratégicas sobre oportunidades comerciais em diversos países 

Em um ano marcado pelo crescente interesse das empresas brasileiras em acessar novos mercados, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) ofereceu mais uma plataforma de informação qualificada e confiável para apoiar a internacionalização. Gratuita e aberta a negócios de todos os portes e setores, a Websérie Direto do Mercado registrou mais de 12 mil inscrições nas 18 edições realizadas ao longo de 2025. Os webinars apresentaram um panorama atualizado das oportunidades comerciais e de investimento em cada país focalizado, além de orientações práticas para quem busca ampliar sua presença no exterior. Todas as edições foram gravadas e estão disponíveis de forma online, por meio do portal da ApexBrasi, nesse link. 

As sessões reuniram especialistas da ApexBrasil, representantes do governo brasileiro no exterior e empresas convidadas, que compartilharam suas experiências, desafios e estratégias no processo de internacionalização. Os conteúdos trataram de temas como comércio bilateral, tendências de mercado, setores com maior potencial de inserção e os diversos serviços disponibilizados pela Agência para apoiar negócios em todas as etapas da jornada exportadora.  

“Nosso objetivo foi levar informações claras e atualizadas sobre os maiores e mais promissores mercados para as exportações brasileiras, mostrando às empresas que elas não estão sozinhas nesse processo. Há uma rede de apoio disponível, e queremos que cada empreendedor saiba como acioná-la quando decidir iniciar ou expandir seus negócios no comércio exterior, afirma Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil.  

Entre os temas que mais chamaram a atenção do público estiveram as edições sobre Portugal, com 1.176 inscritos, Estados Unidos, com 1.043 e Chile, com 1.013, que ultrapassaram a marca de mil participantes. AlemanhaItália, Reino Unido e México também apareceram entre os mercados mais procurados, mantendo uma média de mais de 700 inscrições em cada edição. Além desses, a programação contou com webinars dedicados aos mercados dos Emirados Árabes Unidos, Japão, Colômbia, Indonésia, Paraguai, Espanha, China, África do Sul, Guiana e Suriname, Coreia do Sul e Índia. 

Um dos destaques da programação foi a apresentação de estudos exclusivos produzidos pela área de Inteligência de Mercado da ApexBrasil. Os Perfis de Comércio e Investimentos reúnem análises detalhadas sobre diferentes países, incluindo panorama econômico, indicadores de comércio exterior, setores estratégicos e oportunidades mapeadas para produtos e serviços brasileiros. 

Realizada entre fevereiro e novembro, praticamente com uma edição quinzenal, a websérie mobilizou representantes de 19 embaixadas, 10 especialistas de mercado, 18 especialistas dos Escritórios da ApexBrasil no exterior, além de 19 parceiros institucionais e 29 empresas brasileiras convidadas. No total, 124 profissionais estiveram diretamente envolvidos na organização, apresentação, suporte técnico e produção de conteúdo. 

Segundo Clarissa Furtado, novas edições do Direto do Mercado estão previstas para 2026. “Vamos continuar trabalhando para ampliar ainda mais o acesso das empresas brasileiras a informações estratégicas sobre mercados internacionais. Convidamos as empresárias e os empresários a acompanharem as redes sociais e o site da ApexBrasil para se manterem atualizados sobre a programação e participarem das próximas oportunidades”. 

Saiba mais no site da ApexBrasil e no @apexbrasil, no Instagram. 

Tema: Inteligência
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: