Plataforma da ApexBrasil é dedicada a apresentar aos empresários e empresárias informações estratégicas sobre oportunidades comerciais em diversos países
Em um ano marcado pelo crescente interesse das empresas brasileiras em acessar novos mercados, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) ofereceu mais uma plataforma de informação qualificada e confiável para apoiar a internacionalização. Gratuita e aberta a negócios de todos os portes e setores, a Websérie Direto do Mercado registrou mais de 12 mil inscrições nas 18 edições realizadas ao longo de 2025. Os webinars apresentaram um panorama atualizado das oportunidades comerciais e de investimento em cada país focalizado, além de orientações práticas para quem busca ampliar sua presença no exterior. Todas as edições foram gravadas e estão disponíveis de forma online, por meio do portal da ApexBrasi, nesse link.
As sessões reuniram especialistas da ApexBrasil, representantes do governo brasileiro no exterior e empresas convidadas, que compartilharam suas experiências, desafios e estratégias no processo de internacionalização. Os conteúdos trataram de temas como comércio bilateral, tendências de mercado, setores com maior potencial de inserção e os diversos serviços disponibilizados pela Agência para apoiar negócios em todas as etapas da jornada exportadora.
“Nosso objetivo foi levar informações claras e atualizadas sobre os maiores e mais promissores mercados para as exportações brasileiras, mostrando às empresas que elas não estão sozinhas nesse processo. Há uma rede de apoio disponível, e queremos que cada empreendedor saiba como acioná-la quando decidir iniciar ou expandir seus negócios no comércio exterior”, afirma Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil.
Entre os temas que mais chamaram a atenção do público estiveram as edições sobre Portugal, com 1.176 inscritos, Estados Unidos, com 1.043 e Chile, com 1.013, que ultrapassaram a marca de mil participantes. Alemanha, Itália, Reino Unido e México também apareceram entre os mercados mais procurados, mantendo uma média de mais de 700 inscrições em cada edição. Além desses, a programação contou com webinars dedicados aos mercados dos Emirados Árabes Unidos, Japão, Colômbia, Indonésia, Paraguai, Espanha, China, África do Sul, Guiana e Suriname, Coreia do Sul e Índia.
Um dos destaques da programação foi a apresentação de estudos exclusivos produzidos pela área de Inteligência de Mercado da ApexBrasil. Os Perfis de Comércio e Investimentos reúnem análises detalhadas sobre diferentes países, incluindo panorama econômico, indicadores de comércio exterior, setores estratégicos e oportunidades mapeadas para produtos e serviços brasileiros.
Realizada entre fevereiro e novembro, praticamente com uma edição quinzenal, a websérie mobilizou representantes de 19 embaixadas, 10 especialistas de mercado, 18 especialistas dos Escritórios da ApexBrasil no exterior, além de 19 parceiros institucionais e 29 empresas brasileiras convidadas. No total, 124 profissionais estiveram diretamente envolvidos na organização, apresentação, suporte técnico e produção de conteúdo.
Segundo Clarissa Furtado, novas edições do Direto do Mercado estão previstas para 2026. “Vamos continuar trabalhando para ampliar ainda mais o acesso das empresas brasileiras a informações estratégicas sobre mercados internacionais. Convidamos as empresárias e os empresários a acompanharem as redes sociais e o site da ApexBrasil para se manterem atualizados sobre a programação e participarem das próximas oportunidades”.
Saiba mais no site da ApexBrasil e no @apexbrasil, no Instagram.