Brasil celebra marco histórico da abertura de 500 novos mercados internacionais

10/12/2025
Notícias do Agro
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Resultado de ação integrada entre governo e setor produtivo, conquista fortalece a estratégia de expansão internacional e abre novas rotas de comércio para o Brasil

 

Brasil celebra o marco histórico da abertura de 500 novos mercados internacionais em mais de 80 países, no período entre 2023 e 2025, sob a liderança do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e com a participação da ApexBrasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). As novas aberturas de mercados já resultam num total de US$ 3,4 bilhões em exportações brasileiras.

Em um cenário mundial de incertezas, a diplomacia presidencial levou o país a vencer barreiras por meio do diálogo e de intenso trabalho, que resultou em mercados alternativos para os produtos brasileiros. “Essa conquista é fruto de uma atuação articulada entre ApexBrasil, MAPA, MRE, MDIC e setor privado. Esses atores trabalharam juntos para identificar potenciais mercados, mapear oportunidades, conectar exportadores e importadores e criar um ambiente favorável aos negócios”, destacou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

De acordo com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a ampliação de destinos para os produtos brasileiros representa um impacto direto estimado em US$ 3,4 bilhões para as empresas do setor, fortalecendo a competitividade do país no comércio exterior e consolidando uma política assertiva de expansão comercial. “Em 2023, o presidente Lula colocou como meta abrir 200 novos mercados e restabelecer boas relações diplomáticas. E agora, três anos depois, chegamos a 500. Isso mostra o esforço de toda uma equipe e a confiança que os países têm no padrão sanitário brasileiro. Cada abertura traz mais renda para o campo, mais oportunidade para quem produz e mais reconhecimento para os nossos produtos”, comemorou o ministro.

Os 500 mercados abertos em mais de 80 países têm potencial de exportação de mais de US$ 37,5 bilhões por ano, de acordo com estimativas do MAPA. Cada país pode ter vários mercados para diferentes tipos de produtos. Entre os itens habilitados nesses novos mercados, destaque para carnes, algodão, frutas, pescados entre outros.

Entre 2023 e 2025, o esforço conjunto entre ApexBrasil, MAPA e MRE resultou em mais de 170 ações internacionais em 42 países, alcançando US$ 18 bilhões em negócios projetados e atendendo mais de três mil empresas brasileiras. Neste período, foram realizadas 19 missões oficiais presidenciais e 5 vice-presidenciais, ampliando a conexão com mercados prioritários. Segundo o presidente da ApexBrasil, a expansão mostra o quanto o Brasil é competitivo e está pronto para exportar e criar grandes oportunidades para empreendedores e empreendedoras de Norte a Sul do país.

Comemoração em dose dupla

A celebração da marca dos 500 novos mercados internacionais irá ocorrer durante a inauguração oficial da sede própria da ApexBrasil, na próxima segunda-feira, dia 15/12, às 10h. O evento contará com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Estarão presentes também o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, bem como outras autoridades, ministros, parlamentares, representantes dos setores público e privado, convidados e colaboradores da ApexBrasil.

É uma dupla comemoração. O Brasil, com a diplomacia presidencial, chega à marca de 500 novos mercados e a ApexBrasil inaugura e abre ao público sua sede própria depois de mais de 20 anos com custos de aluguel. Vai trazer uma economia estrutural, modernização institucional e a conexão da Apex com a população. Foram muitos anos de esforços de muitas instituições, muitas pessoas com o objetivo de melhorar a promoção comercial, a economia, os índices de geração de emprego e renda e ajudar o desenvolvimento do Brasil”, comemora Jorge Viana.

O conceito da sede própria da ApexBrasil – que desde sua criação ocupa imóveis alugados - foi pensado para criar um espaço integrado à cidade, aberto a atividades artísticas, educativas, literárias, exposições e à divulgação dos produtos brasileiros para o mundo. O edifício Lotus 903, de arquitetura contemporânea e paisagismo de Burle Marx, foi construído seguindo padrões rigorosos de sustentabilidade e eficiência energética. Com cerca de 17 mil metros quadrados, localização estratégica próxima ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek e fácil acesso ao transporte público, o projeto traduz o compromisso da Agência com inovação, sustentabilidade e impacto social positivo.

Criada oficialmente em 2003, no primeiro mandato do presidente Lula, a ApexBrasil também encerra um ano com muitas conquistas, além da inauguração de sua sede própria. Até outubro de 2025, a Agência registrou um recorde histórico de 20.754 empresas apoiadas no ano, sendo 66% delas de micro, pequenas e médias, com foco especial nas regiões Norte e Nordeste, dentro da estratégia de descentralização das ações de promoção comercial.

Serviço 

Data: Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Horário: 10 horas
Local: Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 903, Lote 80 - Asa Sul - Brasília-DF

Credenciamento para imprensa no link: https://forms.office.com/r/DEtsbQ3vm4

Contato para jornalistas: Anna Emília: (+ 55 61) 99535-4885 - imprensa@apexbrasil.com.br

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: