Ações do “Brazil. The Coffee Nation” podem render US$ 9,4 milhões na Coreia do Sul e Taiwan

19/12/2025
Notícias do Agro

Por: Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA)

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Ações do “Brazil. The Coffee Nation” podem render US$ 9,4 milhões na Coreia do Sul e Taiwan

Descrição da imagem: Estande do Brasil na feira da Coreia recebeu centenas de visitas. Ação proporcionou 908 contatos comerciais, que podem gerar US$ 5,4 milhões em negócios.

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Projeto desenvolvido pela BSCA, em parceria com a ApexBrasil, realizou sessões de degustação dos cafés especiais do país nas feiras asiáticas Café Show Seoul e Taiwan International Coffee Show

De 19 a 22 de novembro, 27 empresários brasileiros participaram, como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), da feira Cafe Show Seoul 2025, em Seul, na Coreia do Sul.

Por meio de 908 contatos comerciais realizados no evento, sendo 755 com novos parceiros, a delegação nacional projeta a realização de US$ 5,402 milhões ao longo dos próximos 12 meses, até a próxima edição da feira.

A ação na capital sul-coreana contou com a realização de sessões de cupping com os cafés Top 10 das categorias “Via Seca” (café especial natural, colhido e seco com casca), “Via Úmida” (cafés especiais cereja descascado, despolpado ou desmucilado) e “Experimental” (cafés especiais que passaram por algum tipo de fermentação induzida) do Cup of Excellence (CoE) Brazil 2025, tanto no estande do projeto setorial na feira, quanto em um estande de torrefações locais parceiras.

Também foi feita a apresentação de cafés especiais do Brasil em um brew bar, enaltecendo a diversidade sensorial e qualitativa dos produtos do país, geradas por meio de investimentos em tecnologia, inovação e pesquisa, o que permite a heterogeneidade de variedades na produção e nos processos de cultivo, colheita e pós-colheita.

Houve, ainda, a realização de um projeto imagem com uma livestream no estande do Brasil, com as empresas Mage Coffee e Ryans Coffee, parceiros locais do setor e compradores dos lotes vencedores do CoE, que explicaram ao público e à audiência a qualidade dos cafés especiais brasileiros.

Taiwan International Coffee Show 2025

Alguns dias antes, entre 14 e 17 de novembro, o projeto “Brazil. The Coffee Nation” levou 31 empresários do setor de cafés especiais do país à feira Taiwan International Coffee Show 2025, ocorrida na capital taiwanesa Taipé.

Também com a realização de sessões de cupping com os cafés especiais vencedores das três categorias do CoE Brazil 2025, no estande do projeto e nos espaços de torrefações parceiras locais, e apresentação da diversidade sensorial e da qualidade dos produtos especiais no brew bar, foram realizados 687 contatos comerciais, sendo 685 novos, que possibilitaram a projeção de US$ 4,033 milhões até dezembro de 2026.

O continente asiático é um grande parceiro da comunidade dos cafés especiais do Brasil e possui países onde o setor está consolidado e segue em evolução, como a Coreia do Sul, além de nações emergentes, como Taiwan. Se consolidadas as projeções, a iniciativa do projeto “Brazil. The Coffee Nation” deverá gerar US$ 9,435 milhões ao setor.

“Nossa participação nessas feiras é estratégica e necessária para seguirmos promovendo a imagem de qualidade, sustentabilidade, tecnológica e de vanguarda dos cafés especiais brasileiros como líder global de produção e exportação. Além disso, permite que fortaleçamos e criemos novos relacionamentos com parceiros sul-coreanos e de Taiwan, que serão peças importantes para ajudar a capilarizar, junto a seus clientes, essas informações sobre a comunidade dos cafés especiais do Brasil", comenta o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela.

BRAZIL. THE COFFEE NATION

O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa tem o objetivo de apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Uma das prioridades do atual projeto é investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

SOBRE A APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE A BSCA

Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

A BSCA, como promotora e gestora da comunidade de cafés especiais no Brasil, em constante conexão com a comunidade global, tem a finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, de elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. A Associação foi pioneira na certificação e rastreabilidade dos cafés especiais brasileiros, por meio de selos de controle de qualidade, numerados individualmente e disponibilizados aos consumidores, e é a principal referência para os padrões que norteiam a certificação e o monitoramento de lotes de cafés especiais no Brasil.

Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés especiais no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Eurásia
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Cafés Especiais
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: