A ApexBrasil participou, nesta terça-feira (2), do Seminário do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça: Mais mulheres na liderança, realizado no Auditório Celso Furtado, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília. O encontro, promovido pelo Ministério das Mulheres, reuniu autoridades, especialistas e representantes de grandes organizações para debater caminhos para ampliar a presença feminina em cargos de direção e promover igualdade no mundo do trabalho.
A Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, integrou o Painel 1 – A Trajetória de Mulheres em Cargos de Gestão, ao lado de Glenda Nobrega (Caixa Econômica Federal), Tereza Cristina de Oliveira (EMBRAPA) e Alessandra Souza (Stellantis América do Sul), com mediação da Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane da Silva.
Em sua fala, Repezza destacou a forte relação entre exportação, equidade e desenvolvimento socioeconômico. Segundo ela, empresas exportadoras “pagam melhores salários e são mais resilientes a crises, justamente porque têm acesso a mercados mais amplos”. Ao relacionar esse cenário ao avanço da participação feminina, ela reforçou o impacto multiplicador da renda das mulheres:
“Quando uma mulher tem mais acesso à renda, ela aplica esse ganho extra para transformar a vida de sua família. Uma empresa que exporta e é liderada por uma mulher atua em dois vetores potentes: desenvolvimento econômico — com melhores salários — e desenvolvimento social, porque mulheres investem em educação, saúde e nutrição de seus filhos. Esse é o impacto das mulheres nos negócios internacionais.”, afirmou.
Repezza também destacou o papel da ApexBrasil na criação, em 2023, da rede de parceiros do programa Mulheres e Negócios Internacionais, hoje com mais de 70 instituições, incluindo o Ministério das Mulheres. A iniciativa já impactou mais de 3 mil mulheres e 400 empresas desde sua criação.
Ela reforçou ainda a necessidade de reconhecer desigualdades e ampliar oportunidades reais para todas: “Somos privilegiadas, mas é nossa obrigação abrir portas para quem não teve as mesmas condições. Esse é um compromisso social que deve nos guiar.”
Sobre o evento
O seminário contou também com painéis sobre presença feminina em profissões majoritariamente masculinas e sobre os desafios para ampliar a participação de mulheres em cargos de direção. A programação reuniu nomes como a Ministra das Mulheres, Márcia Lopes; o Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; a Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck; representantes da ONU Mulheres, OIT e HEMOBRAS, entre outros.
O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa nacional que mobiliza empresas públicas e privadas para adoção de práticas concretas de promoção da igualdade no ambiente de trabalho, fortalecendo políticas de diversidade, acesso e liderança feminina.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia. Por meio de iniciativas de capacitação, inteligência de mercado e apoio direto às empresas, a Agência fortalece a competitividade internacional do Brasil com foco em inclusão, sustentabilidade e inovação.