Em parceria com o Sebrae, a iniciativa impulsionou pequenos negócios na América do Sul, América do Norte e Europa e contou com forte participação feminina ao longo do ano
O sonho da empresária Eusa Marques, fundadora da Top Amazon Cosméticos, de levar produtos de beleza de alta qualidade e produzidos com respeito à natureza para outros países começa a ganhar escala internacional. A marca rondoniense foi uma das participantes da Jornada Exportadora, programa realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que promove missões comerciais com o objetivo de reduzir barreiras, acelerar o acesso ao mercado externo e fortalecer a presença de pequenos e médios negócios brasileiros no comércio internacional.
Criada em 2018, a Top Amazon Cosméticos é uma das primeiras indústrias de cosméticos premium da Amazônia liderada por mulheres. A fábrica, localizada às margens da BR-364, em Ouro Preto do Oeste (RO), opera com energia solar, utiliza matérias-primas orgânicas e amazônicas, não realiza testes em animais e possui certificação Eureciclo, que garante logística reversa de todo o material utilizado.
A participação na Jornada Exportadora marcou um ponto de virada para a empresa. Eusa Marques integrou a missão comercial com foco no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos na Colômbia e no Peru, em abril de 2025. Segundo ela, a experiência transformou a visão da marca sobre internacionalização. “Até então, não tínhamos experiência em exportação. A Jornada nos trouxe conhecimento de rotulagem, requisitos sanitários e regulamentação de cosméticos fora do Brasil. Visitamos empresas que já exportam, vimos produtos brasileiros nas prateleiras e entendemos como melhorar design, posicionamento e comunicação para competir lá fora”, afirma.
A empresária também participou de treinamentos com especialistas locais e reforça que esse contato direto fez diferença, “Recebemos orientações que, sozinhos, seriam difíceis de acessar. Entender a legislação e o que dá visibilidade ao produto no exterior muda tudo”.
As rodadas de negócios também abriram caminhos concretos. “Quando a Apex agenda as rodadas, reduzimos tempo e custo. Conversamos com diversos compradores, entendemos os desejos e necessidades dos países latinos e identificamos oportunidades reais. Isso nos deu clareza sobre as questões mais relevantes e nos ajudou a ajustar nossa estratégia. No Peru, já avançamos com dois possíveis clientes, um em fase de alinhamento regulatório e outro em início de negociação”, explica, acrescentando que também já avança em tratativas com compradores dos Estados Unidos e dos Países Baixos.
Mais chances de sucesso
Em 2025, o programa movimentou mais de R$ 55 milhões em negócios, entre acordos imediatos (R$ 22,3 milhões) e projeções para os 12 meses seguintes (R$ 33,6 milhões). Os resultados foram alcançados ao longo de 1.899 reuniões de negócios realizadas em oito edições do programa, que passaram por 11 países: Colômbia, Peru, Paraguai, Equador, Estados Unidos, Chile, Portugal, Bolívia, Panamá, Uruguai e Argentina.
As missões envolveram 129 empresas de todas as regiões brasileiras e 312 compradores internacionais de setores como cosméticos, calçados, moda e e-commerce, alimentos e bebidas, artesanato, máquinas e equipamentos agrícolas, HORECA (hotelaria, restaurantes e catering) e agritech.
Segundo a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, a proposta do programa é reduzir barreiras e acelerar o acesso das empresas ao mercado externo. “O Programa Jornada Exportadora é uma porta de entrada eficiente e segura para empresas brasileiras que desejam acessar o mercado internacional. Ao longo da missão, as empresas recebem todo o suporte necessário, desde a preparação inicial até o contato direto com compradores, o que amplia as chances de sucesso nas exportações”, afirma.
Um dado que marcou o ano foi justamente a participação feminina: 93 das 129 empresas eram lideradas por mulheres, como a Top Amazon Cosméticos, o equivalente a pouco mais de 70% do total. Em seis das oito edições, a liderança feminina foi predominante. Na missão aos Estados Unidos, dedicada ao setor de moda e-commerce, todas as empresas eram comandadas por mulheres.
Missão de qualificação e negócios
O Jornada Exportadora combina orientação técnica, análise de mercado e imersão comercial. Cada edição inclui visitas técnicas, reuniões com especialistas e rodadas com compradores locais. Dependendo do setor, a missão pode abranger até dois países com características complementares para os produtos brasileiros.
O processo de seleção prioriza empresas já qualificadas em iniciativas como o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e considera critérios como certificações, maturidade exportadora e presença digital em outros idiomas. Para estimular a diversidade, o programa concede pontuação adicional a empresas das regiões Norte, Nordeste e Distrito Federal e a negócios liderados por mulheres e pessoas pretas ou pardas.
Cachaça com jambu tipo exportação
A Cachaça Meu Garoto, produzida em Belém (PA), é outra empresa que ampliou sua visão após participar da Jornada Exportadora. Seu principal produto é uma cachaça especial composta com jambu, uma planta amazônica famosa por seu efeito de formigamento e dormência na boca. Administrador da marca e representante da empresa em feiras no Brasil e no exterior, Marcos Patrocínio afirma que a missão